Blog do Pyr
Brincando de Hitler (ou de Deus, quem sabe), começamos a fabricar seres humanos
CRISPR
Brincando de Hitler (ou de Deus, quem sabe), começamos a fabricar seres humanos
BuscarBrincando de Hitler (ou de Deus, quem sabe), começamos a fabricar seres humanos
BuscarCRISPR
Pyr Marcondes
9 de julho de 2019 - 9h54
He Jiankui é o engenheiro genético chinês que espantou o mundo recentemente revelando que já produziu gêmeos usando a técnica conhecida pela sigla CRISPR, que é uma sigla que você tem que decorar e saber muito bem o que significa.
CRISPR quer dizer Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats. É é uma região do genoma das bactérias caracterizada pela presença de sequências de DNA curtas repetidas, na explicação técnica. O uso e manipulação dessa sequências de DNA pela engenharia genética, hoje já dominada por vários engenheiros genéticos no mundo, permite a edição controlada e intencional das características hereditárias de seres humanos. É a versão 4.0 d0 que Hitler tentou com seus experimentos em busca da raça ariana perfeita. Isso na minha estreita e preconceituosa e apavorada interpretação.
Jiankui criou gêmeas imunes a HIV para seus pais, portadores da síndrome. Há uma terceira criança, de um embrião gerado no mesmo procedimento, que deve ter nascido por esses dias na China, segundo estima a comunidade científica internacional, a partir de declarações do próprio Jiankui.
Agora, na Rússia, 5 casais cegos, assinaram permissão para que, usando a mesma técnica, sejam gerados embriões de crianças que enxerguem normalmente.
E o que há de errado nisso? Nada. Aliás, há nisso uma das grandes maravilhas da ciência contemporânea, que deveríamos todos estar comemorando, mas a própria comunidade científica internacional tem sérias dúvidas sobre como proceder diante de uma técnica que pode, sem dúvida, criar uma raça humana menos vulnerável, ou imune mesmo, a todo tipo de doença e má-formação congênita, mas que pode abrir as portas também para experimentos genéticos bizarros de toda ordem, sem limites científicos frente a estupidez de alguns (poucos, não precisam muitos) seres humanos louquinhos para brincar de Deus.
Leia este teto abaixo e pense bastante a respeito desse que deve ser um dos grandes temas da Humanidade nos próximos anos.
|
|
Veja também
IAB cria regras para in-game ads e isso muda completamente o jogo
A expectativa é que o aumento da transparência deverá estimular ainda mais anunciantes a apostarem fichas no mundo dos games
Propaganda anaboliza economia nos EUA e segue sendo indústria da prosperidade
Na ótica macroeconômica, por outro lado, ela é bem mais poderosa e impactante do que normalmente se imagina