Pyr Marcondes
21 de junho de 2019 - 9h46
O Festival de Criatividade de Cannes 2019 entrará para a história por alguns motivos bem especiais:
1. É o festival com maior diversidade social representada nos júris;
2. É o festival em que a expressão “criatividade” deixou de ser um apêndice, uma carta de intenção, para se transformar, de fato, numa proposta de valor transformacional, que amplia o conceito, sempre central em Cannes, de “criação publicitária”, para criatividade em todas as direções, desde que ela esteja a serviço do objetivo de uma marca
3. Por fim, mas nada por último, o fato deste ano ser, disparado, o ano em que as causas mais apareceram em trabalhos premiados, sendo a lista (até agora) de Grand Prix ofertados pelo evento um exemplo claro disso, aquela em que se registra, historicamente, o maior volume de projetos engajados em algum tipo de causa; antes, esses trabalhos ficaram circunscritos as categorias sócio-assistenciais que compõem o festival há anos, agora, estão por todas as partes, em todos os segmentos de negócios, em todos os países e mercados … como tenho dito, acho que tem muito de oportunismo nisso (de profissionais, agências, empresas, etc.), mas acho também que o saldo é mega-positivo, digno de registro e celebração, e algo a se torcer muito que continue, não só porque é politicamente correto (e é), mas porque induz nossa indústria a pensar fora da caixa, a rever seus valores e seu papel na sociedade contemporânea, além de libertar as mentes criativas para voarem para universos que não são clássicos da nossa atividade (veja aqui post que escrevi ontem sobre isso, focado exatamente no fato de que nossos dois Grand Prix até o momento forma ganhos porque bebem dessa nova realidade da nossa profissão … finalmente renovada).
Tudo isso é muuuito bom!
Aqui, a lista atualizada até sexta de manhã, do AdAge, com os Grand Prix do evento.