Assinar

4 Pontos fundamentais para a transformação digital

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

4 Pontos fundamentais para a transformação digital

Buscar
Digital-Transformation
Publicidade

How To

4 Pontos fundamentais para a transformação digital

Mudanças corporativas ou governamentais NÃO serão fáceis, nem serão rápidas. É preciso uma estratégia de longo prazo para vencer barreiras e conquistar adeptos entre os principais stakeholders de uma empresa. A seguir enumero 4 pontos que considero fundamentais para uma estratégia de transformação digital.

e Jairson Vitorino
23 de novembro de 2018 - 7h30

Por Jairson Vitorino (*)

Segundo a consultoria McKinsey a maioria das marcas e suas empresas ainda estão um ponto muito inicial na aplicação da tecnologia em seus processos e no trato com os seus consumidores. É comum o diretor de uma grande empresa usar o Whatsapp para trocar arquivos, mas a própria empresa não possuir uma política para o seu uso ou até proibi-lo.

O que pude observar nestes 25 anos de carreira é que pessoas conseguem rapidamente adotar novas tecnologias que facilitam o seu cotidiano enquanto empresas demoram décadas ou simplesmente desaparecem por que não conseguiram fazer a transição. Ou seja, enquanto indivíduos somos muito mais abertos às mudanças do que enquanto grandes grupos corporativos.

Mudanças corporativas ou governamentais NÃO serão fáceis, nem serão rápidas. É preciso uma estratégia de longo prazo para vencer barreiras e conquistar adeptos entre os principais stakeholders de uma empresa. A seguir enumero 4 pontos que considero fundamentais para uma estratégia de transformação digital.

#1 Entenda que transformação digital é ACREDITAR EM INOVAÇÃO

Primeiro: acredite! Acredite de verdade. Não faça porque seu diretor pediu. Se não crê que as coisas vão mudar, já estão mudando, vai ser somente mais um infeliz em um cubículo no mundo corporate. Transformar é converter a si mesmo, como alguém que viaja ao Tibet e tem um insight definitivo de como seguir sua vida. Transformar é inovar e inovar é mudar processos, maneiras de pensar e de agir. Portanto seja bravo e abrace o que puder e não puder, teste, interaja, questione e não aceite verdades absolutas. Ou como diriam vários gurus, líderes espirituais ao redor do mundo e Yoda: o segredo fundamental do sucesso de uma transformação está dentro de você.

#2 Contrate pessoas que topem riscos e ajudem a mudar:

Em uma empresa com milhares de pessoas você não conseguirá mudar sozinho. Se você é responsável por uma equipe que faz questão de trabalhar como no tempo das Chicas del Cable, atenção ! Mude de time ou mude o seu time. Pessoas com um perfil que abraçam a mudança são raras. A maioria segue a manada. Sua tarefa é encontrar o máximo de pessoas corajosas que lhe ajudem a implementar as ideias de um terremoto digital.

#3 Benchmark

Acompanhe o que as empresas mais digitais que conhece estão fazendo. Ótimas newsletters para assinar são as do CBInsights, MIT Technology Review, The Algorithm e é claro a da Elife. Estes conteúdos são muito mais atuais e na fronteira do digital do que qualquer veículo da grande imprensa. Ah, se puder, não assista ao noticiário noturno da televisão. Leia um livro.

#4 Seja Agile

Comece pequeno e adote metodologias ágeis: Leia tudo que puder sobre Agile, pode começar com a Wikipedia. Agile é um processo para simplificar e entregar valor mais rápido . Fazem parte de um processo agile itens como adoção de home office para economizar horas de trânsito (e também os small talks do escritório)), reuniões diárias de 30 minutos para revisar tarefas e convergir em objetivos concretos, desenvolvimento incremental (nao quero construir a pirâmide de Giza, mas uma cabana de um quarto na beira do Reno) são alguns dos itens para pensar em adotar.

Empresas do mundo inteiro já começaram o árduo caminho para uma transformação radical no caminho da digitalização pois entendem que é a única maneira de se manterem saudáveis. A sua não pode ficar de fora.

(*) Jairson Vitorino é CTO da E.life, Buzzmonitor e SA365.

Publicidade

Compartilhe

Veja também