Assinar

Conheça a Geração da Verdade: seu novo consumidor

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Conheça a Geração da Verdade: seu novo consumidor

Buscar
TRUE GEN
Publicidade

How To

Conheça a Geração da Verdade: seu novo consumidor

A Box1824, em parceria com a McKinsey, realizou uma pesquisa com 2.500 jovens entre 14 e 22 anos das classes ABC de todo o Brasil em 2017. O resultado foi um amplo desenho dos comportamentos da geração Z, que o estudo nomeou como TrueGen.


6 de novembro de 2018 - 7h31

 

Para transformar esses comportamentos mapeados em vídeo, a Box1824 convocou uma residência artística. Ao longo de três semanas, nove realizadores somaram-se à equipe da Box e foram apresentados ao resultado do estudo. O time
da Box que coordenou a residência contou com a diretora criativa Julia Duarte, a head de futures Lydia Caldana e a diretora de planejamento Luísa Bettio. A artista multimídia Igi Ayedun foi convidada para assumir a direção do vídeo.

Ela não apenas aceitou como também montou um time tão múltiplo quanto a própria geração para assumir o desafio ao seu lado: Anna Mascarenhas, Beatriz Venancio, Gabriela Monteiro, Giovana Langone, Jonas Moraes, Luana Dornelas, Rodrigo de Carvalho e Rodrigo Inada.

 

O primeiro passo do grupo foi buscar os representantes mais ilustrativos da geração Z e dos seus comportamentos identificados na pesquisa para darem rosto, voz e colaborarem na construção do mini-doc. Foram recrutados alguns dos maiores alphas (conceito utilizado pela Box1824 para denominar os criadores de novos comportamentos) da geração no Brasil e no mundo. Referências como Kylie Jenner e Gigi Hadid, expoentes máximo da geração, estão linkadas no projeto e jovens como Mc Soffia, Valentina Schultz, Desmond is Amazing (EUA),
foram algumas das muitas parcerias que engrossaram e ampliaram a voz desse trabalho.

 

O mini-doc de 12 minutos, dispensa formatos audiovisuais lineares – tão conectados às gerações anteriores – para mirar no inalcançável objetivo da peça de pintar um auto-retrato de uma geração que, acima de tudo, não deseja se definir.

Para trabalhar das mais diversas formas cada conceito, múltiplas ferramentas e experiências foram utilizadas. O conceito de Undefined ID por exemplo foi o que norteou a explosão e a não-linearidade do roteiro, o desenho de protótipos em 3D e a constante variação nas formas de captação de imagem.

TrueGen extrapola as narrativas comuns com multi-câmeras, sobreposição de imagens, fluidez de mensagem, linguagem visual hiper cognitiva, digital e analógico dialogando e conflitando o tempo todo – formas que melhor expressam os 4 macro comportamentos abordados no vídeo. É um mini-doc que nos convida a conhecer as mais diversas figuras, reais e virtuais, que em suas falas mostram um pouco a forma, a linguagem, os desafios e importantes posicionamentos que enfrentam. É um impacto visual que na tentativa de criar um desenho geracional consegue, principalmente, mostrar as diferenças de forma, linguagem e comportamento entre essa geração Z e todas as anteriores.

Aqui o link do video https://tinyurl.com/truegenbox1824 que em menos de 24h já tem 24k visualizações e do paper que explica o processo http://pontoeletronico.me/2018/true-gen-a-geracao-da-verdade/).

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também