Por Yuri Saiovici (*)
Proporcionar uma boa experiência para seu cliente deve ser o objetivo principal de qualquer empreendedor. Seja qual for o negócio e em qual estágio ele esteja, o nível de apreço do público pela marca é refletido nos números de faturamento e lucro. Os benefícios desse engajamento são claros e os resultados, significativos. Porém, como sabemos, esse objetivo nunca foi e não é fácil de ser alcançado.
Costuma-se considerar que o processo de desenvolvimento de um produto é construído de maneira unidirecional, normalmente impulsionada da empresa para o cliente. No entanto, pensando em alcançar ganhos mais relevantes, é preciso estabelecer um diálogo. Companhias grandes têm mais facilidade em constituir essa comunicação por estarem presente em vários canais. Para negócios novos, o desafio é muito maior.
As startups, por exemplo, representam, por si só, o que há de mais inovador no mercado. Tradicionalmente estabelecidas em pequenos escritórios e com poucos funcionários, elas impactam um número alto de pessoas com um valor baixo de despesas. Porém, os recursos para construir lealdade com os clientes são escassos. Para solucionar entraves como este, a solução pode ser as popup stores.
Um exemplo do impacto que esse tipo de ação pode ter sobre o público é a TOAST, um pequeno restaurante popup de torradas que funcionou por algumas semanas na cidade de São Francisco, California, em 2016. Por não ter dinheiro para locar um espaço permanente, três empreendedoras canadenses encontraram uma clínica de dermatologia que funcionava apenas aos finais de semana e alugaram a sala de espera para montar a loja temporária.
Apostando apenas no boca a boca e em uma divulgação massiva nas redes sociais, conseguiram testar o mercado local, conquistar clientes, ouvir o público e conseguir feedback para melhor os produtos. A estratégia demandou pouquíssimos custos e lhes dava a oportunidade de entender as demandas, encontrar os erros e agir rapidamente para encontrar o melhor caminho para o negócio. Além disso, o início discreto e intimista se tornou parte da história da marca.
A versatilidade das lojas popup oferece ao empreendedor uma chance única de validar seu modelo de negócios e até realizar seu MVP antes de dar um grande salto. Essa estratégia potencializa o alcance e a conexão com consumidores potenciais e estabelecidos do produto desenvolvido. Além de ajudar no teste de novas ideias e proporcionar publicidade espontânea positiva.
No fim das contas, a infinitude de ideias que podem ser tiradas do papel por meio das lojas temporárias se tornam oportunidades com grandes resultados. A evolução de uma empresa depende dos horizontes que são abertos para ela e proporcionar uma boa experiência virtual aliada à física pode ser o estopim para fazer um negócio decolar.