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O impacto da Inteligência Artificial no mercado de MarTech

O aumento da velocidade de compra e a otimização de mídia significa que os profissionais de marketing precisam transitar de comprar para medição de desempenho mais rápido do que nunca. É aí que a IA entra.

e MediaMath
8 de agosto de 2019 - 6h47

O marketing digital revolucionou a forma como projetamos, executamos, medimos e contabilizamos a comunicação entre marcas e consumidores. Mas nada disso seria possível sem os avanços e a tecnologia da Inteligência Artificial.

De acordo com o IAB Adspend 2019, foram projetados R$16 bilhões em investimentos em mídias digitais no Brasil no ano passado. Hoje, mais de ⅓ dos gastos (33%) correspondem ao digital no país, seguindo a tendência mundial liderada pelo Canadá (55%), pelo Reino Unido (52%) e pelos Estados Unidos (39%).

Com cada vez mais investimento revertido ao marketing digital, há quem discuta o papel dos profissionais de marketing no mundo das MarTechs. Para entender e responder essa questão, é preciso voltar ao início. A MediaMath explica:

A quarta Revolução Industrial

Graças ao avanço do surgimento das máquinas, da produção em massa e da era dos computadores, hoje estamos vivendo a quarta Revolução Industrial: o advento da Inteligência Artificial.

A IA é um ramo da ciência da computação que lida com a simulação de comportamento inteligente em computadores por meio de machine learning. Automação, agilidade, precisão e predição são algumas das vantagens aproveitadas por indústrias como administração, medicina, negócios e compras. Mas, uma das principais beneficiadas é o marketing.

O planejamento de mídia, por exemplo, tem sido extremamente manual ao longo dos anos. Hoje, os profissionais de marketing podem usar a IA para determinar quem são seus targets mais valiosos e tomar decisões de bugdet mais efetivas.

Já os algorítimos de machine learning são usados para prever resultados de compra de mídia com base no comportamento prévio do usuário, nas dinâmicas de marketing, nos dados históricos, e em KPIs relevantes. Tudo isso possibilita a tomada de decisões em tempo real de compra e de preços em bilhões de impressões de anúncios disponíveis.

Na prática

O aumento da velocidade de compra e a otimização de mídia significa que os profissionais de marketing precisam transitar de comprar para medição de desempenho mais rápido do que nunca. É aí que a IA entra, permitindo um reconhecimento de padrões mais profundo para desvendar o comportamento complexo do cliente e revelando percepções que podem impulsionar as recomendações diretamente para as plataformas de compra de mídia.

A Inteligência Artificial também estimulou o desenvolvimento criativo. O lado criativo do marketing é fundamental. Uma nova safra de tecnologia criativa baseada em inteligência artificial otimizou o processo – desde a identificação até a produção e o lançamento da campanha – para melhor corresponder os criativos aos públicos-alvo e aos cenários de mídia certos.

O futuro do marketing digital (e das MarTechs)

Hoje, a IA está transformando o que é possível em marketing em todos os níveis, nos ajudando a alcançar os usuários certos com as mensagens certas nos momentos certos.

Mas o que isso significa para as Martechs? Os profissionais de marketing nunca deixarão de ser necessários, mas, à medida que a Inteligência Artificial continua a evoluir, o mesmo acontece com os papéis no marketing. Assim, enquanto o talento de marketing continua tão importante como sempre, nós precisamos estar abertos e prontos para nos adaptar à essas mudanças.

Quanto mais pudermos abraçar a IA, mais atrativas serão as possibilidades para a nossa indústria.

(*) Por MediaMath

 

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