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VIVA Technology reúne startups e marcas do mundo em Paris

O Brasil marcou presença, com um stand patrocinado pela APEX e organizado pela Embaixada brasileira em Paris, trazendo seis startups com alto potencial de internacionalização: AselTech, Flying to the Sun, Safeticket, iSportistics, Inevent e Sensedia


21 de maio de 2019 - 6h42

Por Marcio Malmegrim, de Paris (*)

Onde você poderia encontrar num mesmo dia figuras tão improváveis como Usain Bolt, Jack Ma, Emmanuel Macron, Maurice Lévy e Gary Kasparov?

Ou reunir empresas tão diferentes como SAP, Lóreal, Google, Jaguar, Sanofi, Softbank e Bulgari, além de centenas de startups e aceleradoras do mundo inteiro?

Em Paris, claro!

Pelo quarto ano consecutivo, o Viva Technology atrai empresas, personalidades, polos regionais de inovação, aceleradoras e profissionais do mundo inteiro para debater tecnologia, inovação e o futuro, oferecendo um showcase impressionante de ideias e negócios, que vão de carros voadores autônomos a soluções de healthtech e smart cities.

Criado pelo Publicis Groupe em 2016, o Viva Technology vem crescendo a cada ano e teve um púbico superior a 120.000 pessoas em três dias de feira (dois exclusivos para profissionais e um aberto ao público) e palestras no Expo Porte de Versailles, no ano da comemoração dos 130 anos da Expo Universal, que deu a Paris sua icônica Torre Eiffel.

Números impressionantes e a disposição para explorar nove trilhas temáticas de grande impacto (Ai, Rollout do 5G, Blockchain, Computação Quântica, Healthcare e engenharia genética, A nova corrida espacial, Mobilidade e veículos autônomos, Greentech e Unscaling) estão colocando o Viva Tech lado a lado com os maiores eventos de tecnologia do planeta como Mobile World, Websummit e CES.

De forma geral, o que mais chamou a atenção no conjunto de inovações apresentados no evento foi o a integração cada vez maior de soluções de inteligência artificial / machine learning e ferramentas de personalização que vão além da comunicação e do marketing, incluindo desde a leitura de ondas cerebrais até a  impressão 3D e processos de fabricação 100% individualizados, focados no bem-estar do indivíduo, com destaque para soluções ligados a foodtech, healt tech, VR, mobilidade autônoma e smart cities.

Não é exagero afirmar que o olhar europeu sobre o futuro foca em tecnologia como ferramenta de construção de um ambiente e um estilo de vida voltados à saúde e sustentabilidade.

Empresas do mundo inteiro (com destaque para gigantes europeus como Bosch, Orange, Renault, LVMH, Accor, etc,.) e suas incubadoras / programas de aceleração, bem como agentes de desenvolvimento regional de todas as regiões francesas e de vários países como Espanha, Bélgica, Itália, Marrocos e um expressivo grupo de nações da África e oriente médio, montaram seus espaços para apresentação de soluções e principalmente, startups. Num formato padrão, focado na geração de negócios e fomento de investimentos e contatos, cada startup tinha um desk sinalizado com o nome da empresa, ramo de atuação, sua proposta de valor e o objetivo na feira (investimentos, conhecimento, novos negócios/clientes ou contratação de profissionais e serviços).

O Brasil marcou presença, com um stand patrocinado pela APEX e organizado pela Embaixada brasileira em Paris, trazendo seis startups com alto potencial de internacionalização: AselTech, especializada em projeto, desenvolvimento e fabricação de sistemas de detecção de vazamentos em dutos para a indústria de óleo e gás; Flying to the Sun, que desenvolve painéis solares orgânicos;  Safeticket, que oferece solução de bilhetagem online e vendas de produtos em eventos; iSportistics,  especializada na aplicação de soluções de inteligência artificial e visão computacional para captura, interpretação e análise de conteúdos esportivos (ganhadora do prêmio de melhor pitch no Viva Technology 2019); Inevent, que oferece uma plataforma de serviços digitais “as a service” para eventos, e Sensedia, que oferece plataforma de gestão de API´s.

Segundo Carlos Gamboa, co-fundador da iSportistics, o evento foi de grande importância para a abertura de novos mercados e para a contratação de talentos. A solução que a empresa traz foi reconhecida como única por vários potenciais clientes e parceiros, tanto que a iSportistics recebeu convites de  diversas regiões da França para estabelecer uma base em uma delas.

Gamboa destaca que a França demonstrou avanços impressionantes no desenvolvimento de polos de tecnologia e de todo o ecossistema para startups. A contratação de talentos nas universidades francesas, incluindo brasileiros que estudam atualmente no exterior, foi outro ponto alto para a iSportistics, que vem aumentando sua equipe, altamente focada em cientistas de Inteligência Artificial e Machine Learning. “O trabalho da embaixada Brasileira foi fantástico, dando muito suporte às startups selecionadas para representar o Brasil, e impulsionando a relevância do nosso país na comunidade internacional. Saímos daqui satisfeitos e com a provável assinatura de um contrato com uma federação esportiva internacional”.

Para 2020, o Viva Technology promete mais encontros improváveis, inovação e negócios em Paris. Pelo que vimos por aqui, dá para apostar nessa promessa. Fácil.

Saiba mais em: https://vivatechnology.com/  http://www.asel-tech.com/pt/ http://www.flyingtothesun.com/ https://www.isportistics.com/ https://inevent.us/ https://www.safeticket.com.br/ https://sensedia.com / https://portal.apexbrasil.com.br/

 

(*) Marcio Malmegrim é consultor, sócio fundador e CEO da Independente Consultores, advisor e investidor de startups.

 

 

 

 

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