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10 dicas para impulsionar o marketing com conteúdo gerado pelo usuário

Confira algumas estratégias para incentivar a participação dos fãs de modo a garantir a credibilidade e confiança da marca


14 de outubro de 2014 - 12h48

O conteúdo produzido pelo usuário, ou user-generated content (UGC) pode ser o elemento chave para o sucesso de uma campanha de marketing. Afinal , o material permite que a marca conte sua história utilizando a voz do consumidor, que é a fonte mais confiável no momento da decisão de compra dos clientes. Confira abaixo algumas dicas de como integrar o conteúdo de fãs a campanhas nas redes sociais:

1. Desperte interesse
As empresas devem incentivar os usuários a compartilharem para criar buzz em torno da campanha com antecedência, em vez de apenas lançá-la e esperar. A Rodan + Fields, por exemplo, conseguiu atrair o público com a hashtag #RFGoNaked, que convidava mulheres a compartilharem selfies sem maquiagem, e gerar interações e engajamento.

2. Promova seu aplicativo mobile
Caso a marca tenha investido no desenvolvimento de um aplicativo, ele deve ser utilizado como parte da campanha UGC. O evento TEDxPortland utilizou essa estratégia de forma extremamente eficaz. A partir do tema “Perfect”, da edição 2014, os visitantes foram convidados a enviar o que eles consideravam uma foto “perfeita”. Então, o app inseriu marcas d’água em cada imagem com o logo da conferência e as utilizou para criar o pano de fundo do palco.

3. Não faça grandes promessas
É preciso ser realista em relação aos objetivos da campanha de UGC. Em vez de focar na quantidade de posts publicados pela audiência, as empresas devem priorizar a qualidade e criatividade do conteúdo produzido pelos fãs. É preciso dedicar um tempo ao trabalho de curadoria para que as publicações sejam convincentes e capazes de influenciar potenciais clientes.

4. Facilite a participação dos fãs
As regras da campanha devem ser simples. Uma dica é limitar o número de hashtags a no máximo duas. Hashtags muito complexas podem impedir a criatividade e emoção dos consumidores. Além disso, é importante certificar-se de que ninguém mais está usando a mesma hashtag.

5. Não espere que as hashtags façam todo o trabalho
Hashtags devem ser utilizadas para despertar o interesse do público. Para impulsioná-las de modo a fortalecer a campanha, as empresas devem apostar nos canais de comunicação. Ou seja, as hashtags são apenas uma estratégia para incentivar os fãs e gerar engajamento, mas não são capaz de realizar todo o trabalho sozinhas.

6. Forneça um suporte para selfies
A ausência de palavras para identificar uma campanha pode dificultar o entendimento do significado e contexto de uma selfie. Portanto, incentivar os fãs a incluírem algo em suas fotos, como um fundo com o logo da marca, já é o suficiente para transmitir a mensagem, além de permitir que a campanha seja rapidamente identificada pelo público em seus feeds nas redes sociais.

7. Crie incentivos
As empresas devem incentivar seus fãs a participarem oferecendo algo em troca. Essa oferta pode ser simples, como retribuir as melhores contribuições com prêmios ou experiências. Outro tipo de incentivo seria alinhar as campanhas UGC com diferentes trabalhos sociais, permitindo aos fãs terem contato direto com a causa de maior importância para eles.

8. Engaje diretamente com fãs e influenciadores
As campanhas UGC podem ser mais duradouras com o engajamento com fãs. Isso pode incluir diversas estratégias, como ativar o conteúdo com links para compras ou simplesmente responder as publicações dos usuários que sejam relacionadas à marca. Essa interação direta gera altos níveis de engajamento. Também é importante ativar influenciadores dentro da base de fãs, uma vez que suas atividades podem ter impacto direto no comportamento da audiência geral. Entretanto, é importante ser transparente com relação ao incentivo de participação para manter a credibilidade e confiança da empresa com seus consumidores.

9. Não enterre a campanha UGC no site principal
Algumas marcas se preocupam em não obter sucesso com suas campanhas e acabam enterrando-as em seu site. Entretanto, dedicar um tempo à curadoria e mostrar os melhores conteúdos produzidos pelos fãs pode incentivar a participação, além de assegurar que a empresa estará pronta para um grande volume de tráfego.

10. Crie uma galeria para produtos icônicos e expressivos
Se a campanha celebra imagens ou novos produtos, a empresa deve criar um espaço para que esse conteúdo seja exibido no site. As empresas Belkin e Lego, por exemplo, convidaram os fãs a construírem cases de celulares com peças Lego, que foram exibidas em um social hub online. Criar hubs para produtos icônicos em diferentes cenários também é uma forma divertida de engajar e estimular a criatividade do público.

Com informações do Social Media Today 

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