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4 transformações provocadas pela internet das coisas
Anunciantes terão que investir em mensagens cada vez mais contextualizadas e individuais para atingir o consumidor
4 transformações provocadas pela internet das coisas
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15 de dezembro de 2014 - 12h58
Será que seremos acordados por alarmes inteligentes que vão nos tirar da cama, nos vestir e colocar o café e as torradas quentinhos em nossas mãos? A ideia de um mundo futurista está cada vez mais próxima, mas talvez não seja exatamente como acontecia no desenho animado Os Jetsons.
A internet das coisas está transformando objetos em dispositivos smart por meio de conexões wi-fi e sensores. A previsão é de que até 2020 existam 75 bilhões de conexões, e claro que isso traz implicações para consumidores e anunciantes.
Por um lado, o consumidor conectará seu cotidiano a inúmeros devices. Por outro, anunciantes terão a oportunidade de entender os hábitos do comprador e oferecer experiências dentro de um contexto mais rico do que nunca.
Leia abaixo 4 transformações que a internet das coisas provocará:
1. Mensagens 1:1
A internet das coisas abre uma oportunidade enorme para coletar, mensurar e analisar uma variedade crescente de informações comportamentais que, se correlacionadas, podem revolucionar o marketing segmentado de produtos e serviços e possibilitar a criação de experiências individuais.
2. Monitoração e serviço
Hoje existem wearables que monitoram níveis de atividades, pressão sanguínea, temperatura corporal, entre outras funções. E os automóveis? Claro que não temos carros voadores, mas à medida que dispositivos e sistemas comecem a ser integrados às máquinas, você não perderá mais ofertas de combustível e não se esquecerá de trocar pneus. Seu carro smart fará uma auto-monitoração em seu sistema para avisar quando precisa de revisão ou reparos.
Isso que é serviço ao consumidor! A habilidade de uma marca na utilização de dados de saúde ou serviço diminui drasticamente o tempo de espera, o que melhora a experiência do consumidor.
3. Dados do consumidor
A informação gerada pela internet das coisas pode ajudar a gerar insights sobre a jornada do consumidor. Afinal, os dispositivos conectados poderão analisar os dados para informar onde estão os possíveis consumidores e em qual estágio do processo de compra eles estão.
4. Mudança contextual
A evolução da internet das coisas provocará mudanças na publicidade. Banners, pop-ups e outros formatos intrusivos usados para capturar a atenção do consumidor se tornarão cada vez mais obsoletos. Por isso, anúncios terão que ser cada vez mais relevantes e contextuais, e devem engajar com os devices do consumidor.
Quais são os benefícios? Não só o consumidor economizará tempo, como o marketing não desperdiçará milhões com publicidade irrelevante.
Anunciantes precisarão ter um entendimento detalhado a respeito de seus consumidores não somente para que as oportunidades sejam aproveitadas, mas para compreender que o IoT é capaz de entregar serviços e experiências muito mais valiosas.
Com informações do Mashable
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