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Black Friday Brasil inicia preparação para 2013
Varejistas do setor de comércio eletrônico se reuniram para discutir sobre valores, estoques, infraestrutura e logística
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19 de agosto de 2013 - 12h47
Grandes players do e-commerce, como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana se reuniram em São Paulo para discutir o Black Friday Summit. O evento orienta e discute a preparação de todos os setores envolvidos no Black Friday Brasil, ação promocional com foco em descontos que acontece no dia 29 de novembro.
Os principais pontos discutidos pelos executivos presentes no evento foram a preparação de estoque de produtos, infraestrutura tecnológica, logística e principalmente a oferta de descontos realmente atrativos.
“Observamos que a preparação para este Black Friday está sendo feita com muito mais antecedência do que nas edições anteriores. A ação deste ano deve ser marcada por uma forte movimentação dos fabricantes, que deverão se preparar para oferecer produtos com preços competitivos para o varejo”, explica Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos e responsável pelo Black Friday Brasil.
Segundo Lourival Junior, gerente de produtos do Walmart.com, o diálogo com fornecedores é um dos pontos principais na preparação do Black Friday. “Pra que o varejo repasse bons descontos ao consumidor no Black Friday é necessário negociar com bastante antecedência com fabricantes e fornecedores. Mesmo há meses do Black Friday, já estamos nos movimentando nesse sentido. Planejamento não é nada sem execução”, afirma Junior.
Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011, quando a ação aconteceu pela segunda vez no Brasil.
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