Assinar

ESPM Media Lab oferece curso de análise de dados nas redes sociais

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

ESPM Media Lab oferece curso de análise de dados nas redes sociais

Buscar
Publicidade

Notícias

ESPM Media Lab oferece curso de análise de dados nas redes sociais

Aulas serão ministradas pelo Professor Doutor Fabio Malini, nos dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo


11 de agosto de 2014 - 4h04

POR ERIKA NISHIDA
enishida@grupomm.com.br

Nos dias 29 e 30 de agosto, o ESPM Media Lab vai promover o curso “Introdução à extração e à visualização de dados em sites de redes sociais”. Com duração de 12 horas, as aulas serão ministradas pelo Professor Doutor Fabio Luiz Malini de Lima, na unidade Álvaro Alvim, em São Paulo.

O público alvo são profissionais, estudantes e pesquisadores com interesse em Análise de Rede Social (ARS), seja para entender tendências, gostos e ideias, ou para gerar relatórios de mídia, opinião e consumo. Para se inscrever, basta acessar o site da instituição.

Segundo Malini, o curso se estrutura em demonstrar todas as etapas do trabalho com data science, da coleta à visualização de dados em aplicativos. “Muito se fala hoje de big data e mostram-se grandes mainframes, como se a vida fosse regulada por essas grandes estruturas computacionais. Na verdade, a ciência de dados requer muita inteligência de softwares que nasce de necessidades muito específicas e de questões muito bem elaboradas. O processamento é um desafio, mas não o maior deles”, explica.

Para a Copa do Mundo 2014, o Labic (Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura) desenvolveu o aplicativo #EstadãoNaCopa capaz de coletar, em tempo real, posts publicados no Twitter sobre diferentes termos relacionados ao Mundial. O projeto, desenvolvido pelo professor Fábio Malini e outros pesquisadores do Labic/UFES, será apresentado e discutido durante o curso como modelo de visualização de dados. “Em tempos de segmentação, não há como ver o mundo na sua totalidade, como quer o big data, mas vê-los em perspectiva (emocional, temporal, temática etc), como traz os estudos de data science”, afirma Malini. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também