Assinar

Essential Accessbility oferece app gratuito para pessoas com deficiência

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Essential Accessbility oferece app gratuito para pessoas com deficiência

Buscar
Publicidade

Notícias

Essential Accessbility oferece app gratuito para pessoas com deficiência

Empresa canadense recém-chegada ao Brasil firma parceria com a Prefeitura de São Paulo e disponibiliza ferramenta para facilitar navegação na internet


29 de agosto de 2014 - 5h48

POR ISABELLA LESSA
ilessa@grupomm.com.br

Com o objetivo de contribuir o acesso de pessoas com deficiência física à internet, a Essential Accesbility criou um software que facilita a leitura online e o controle do mouse e do teclado. Com sede no Canadá, a empresa chega ao Brasil e já conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo.

Desde quinta-feira, 28, o app que leva o nome da empresa pode ser baixado gratuitamente na página da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED).

Com o serviço, a pessoa pode controlar o cursor com movimentos do rosto, comandos de voz, leitor de página, zoom em texto e imagem, teclado na tela, entre outras funcionalidades. Dessa forma, internautas com limitações visuais, dislexia, entre outras condições, podem ser beneficiadas. “Acho que para essa comunidade a falta de mobilidade é o fator entendedor para que ela se conecte ao mundo. E o digital é o portal para que isso aconteça”, afirma Aurélio Pimenta, diretor da Essential Accessbility no Brasil.

Segundo o último Censo do IBGE divulgado em 2010, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no País, o que representa mais de um quarto da população. “São pessoas que querem ser tratadas como consumidoras, não apenas como alguém que precisa de ajuda assistencial”, diz o executivo.

A renda anual de pessoas com deficiência é de US$ 4,1 trilhões no mundo inteiro, segundo pesquisa do The Global Economics of Disability. A Essential Accessbility projeta que no Brasil, a renda desse segmento da população seja de R$ 22 bilhões por ano.
Com investimento inicial de R$ 200 mil no mercado brasileiro, a companhia espera ter 20 empresas utilizando seu programa até dezembro. BRF, Magazine Luiza, Tok & Stok, Renner e Wal Mart são alguns dos atuais clientes da solução.

Pimenta diz que lojas de e-commerce foram as primeiras a aderir o serviço. No momento, a empresa pretende explorar a mídia digital e o varejo em outros setores. “Além do setor público, que obviamente é muito importante, temos planos ligados à saúde e ao setor educacional, como o ensino à distância”, conta.

A dimensão do território brasileiro é um dos principais desafios para a Essential Accessbility. “Temos que dar um tempo para absorver o mercado nacional, pois ele é muito grande”, declara Pimenta, que quer que a ferramenta seja encarada pelo viés social, e não como um meio para obter cliques. “E também temos que convencer instituições de que isso deve ser feito pelo âmbito legal e regulatório, além do aspecto social”. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também