Notícias
Instagram renova ícone e interface
Rede social reconfigura a câmera e o arco-íris de sua identidade visual em mudança global
Rede social reconfigura a câmera e o arco-íris de sua identidade visual em mudança global
11 de maio de 2016 - 12h14
A câmera fotográfica e o arco-íris foram os únicos elementos da antiga identidade visual do Instagram que continuam identificando o aplicativo. Nesta quarta-feira, 11, a rede social anuncia uma mudança global de seu ícone e da interface, com o objetivo de modernizar sua imagem e acompanhar a evolução da utilização do aplicativo pelos usuários. É a maior mudança visual que o Instagram promove em seus cinco anos de presença no mercado.
Em vez da imagem de uma câmera fotográfica, a identidade visual ganha contornos mais delimitados e achatados, com o botão de fotografia centralizado. O arco-íris, que antes ficava localizado no canto superior esquerdo da marca, foi transposto para toda a imagem, deixando o logo do Instagram colorido. “Nos inspiramos em todas mudanças que nossa comunidade vem tendo e mantemos os elementos mais icônicos da marca, que são a máquina fotográfica e o arco-íris”, explica Melissa Amorim, gerente de comunicação do Instagram na América Latina.
Segundo a porta-voz do Instagram, as reformulações começaram a ser desenhadas no ano passado e demandaram centenas de testes e experimentos da equipe de design do Facebook, proprietário da rede social. A expectativa do Instagram em relação à aceitação do público é positiva. “Sabemos que toda mudança demanda um período de adaptação, mas todas as alterações que fazemos sempre são baseadas no feedback que nossa comunidade nos dá. Como mantivemos elementos icônicos do Instagram, trazendo-os para uma imagem mais moderna e simplificada, estamos animados em relação à aceitação do público”, opina.
Dados mais recentes divulgados pelo Facebook apontam que o Instagram possui uma comunidade atual de 400 milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, até o final de 2015, o Instagram possuía mais de 29 milhões de usuários cadastrados. O aplicativo criou um vídeo para explicar a mudança de sua identidade. Assista:
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores