Assinar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Já encontrou a sua voz?

Buscar
Publicidade


8 de setembro de 2021 - 9h11

(Crédito: Soundtrap/Unsplash)

Vozes criam conexões memoráveis, principalmente, quando associadas a experiências. Todas as vozes são únicas e originais, são identidades. Voz, tom, respiração são elementos que ajudam a contar uma história e que não existem em texto.

As décadas passam e a voz continua sendo uma poderosa ferramenta, inclusive para a publicidade. Ela é capaz de causar sentimentos com uma simples mudança de entonação, seja para vender um produto, seja para vender uma ideia.

Na era digital, o áudio vem ganhando protagonismo principalmente entre os adolescentes e jovens brasileiros. Dados da pesquisa Culture Next 2021, realizada pelo Spotify, revelam que o áudio vem desempenhando um papel de extrema importância. Para 87% dos millennials brasileiros, ele é inclusive usado como um recurso de saúde mental.

Cada vez mais comum, os áudios viraram produtos que variam desde plataformas de streaming musical, como Spotify, Deezer, YouTube Music ou ReeZo, até produções inéditas de podcasts para todos os gostos: notícias, entretenimento, storytelling e ficção.

Se os podcasts já eram bem-vindos desde a metade desta década, o isolamento social em razão da pandemia fez com que muitos produtos nascessem dessa necessidade de conectar as pessoas com o mundo lá fora, em um formato que pudesse ser consumido em meio a outras atividades. Entre os millennials brasileiros, esse tipo de recurso faz sentido, já que 74% consideram a mídia mais imersiva.

Podcasters hoje se tornaram tão importantes quanto os influenciadores digitais. E o segredo do sucesso desses profissionais está nela: a voz e o que ela representa. Os jovens acreditam na “verdade” dita, considerando até mesmo um canal de informação mais confiável do que meios de comunicação tradicionais, como jornais e noticiários de TVs, por exemplo.

Tal como as impressões digitais, as vozes tornam-se marcas registradas de quem as leva por aí nos fones de ouvido.  Mas, se você ainda está se perguntando por que a voz se tornou tão importante na era digital, eu tento trazer uma resposta: porque ela se transforma na identidade das marcas e proporciona aos clientes aquela sensação de intimidade e envolvimento, tornando a experiência com a marca mais envolvente.

Nós, que vivemos o desafio de mudar os rumos da comunicação para sermos ouvidos – de verdade – pelo consumidor nesse período, não podemos esquecer que será essa voz que representa sua marca que vai embalar todo o processo.

Um case que demonstra o poder da voz na era digital é o site nestlehealthscience.com.br. Conseguimos posicionar a página em primeiro lugar no resultado de buscas por voz pelo tema ‘envelhecimento saudável’. Mais do que vender produtos, a marca oferece informação de qualidade sobre a saúde na melhor idade, facilitando o acesso dos idosos nas buscas pelo tema. Isso tudo porque estávamos prontos para ouvir o que o consumidor deseja.

Para ser a voz que os consumidores precisam, temos de também saber ouvir para criar uma identidade capaz de unir tom, mensagem e conteúdo, empacotadas num formato agradável e que auxilie o consumidor a vivenciar experiências incríveis e, que de fato, vão mudar sua vida. E aí, já encontrou a sua voz?

Publicidade

Compartilhe

Veja também