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Jogue e experimente o metaverso hoje. É bom para você e para sua marca

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Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Jogue e experimente o metaverso hoje. É bom para você e para sua marca

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21 de fevereiro de 2022 - 14h43

(crédito: KOKTARO/shutterstock)

A indústria dos jogos eletrônicos é maior que as indústrias da música e do cinema combinadas, segundo relatório publicado por Statista e Juniper Research. O mesmo estudo prevê que os videogames movimentarão 200 bilhões de dólares em 2022, e 300 bilhões em 2026, e ainda revela que temos mais de três bilhões de pessoas que podem ser consideradas gamers no mundo.

Se isso não é uma oportunidade, não sei mais o que pode ser!

Temos nas mãos multimeios, em multiplataformas, para explorar com mensagens reais, genuínas e consistentes, e o ambiente do game é sim uma realidade para empresas e marcas se aproximarem do seu público, do seu consumidor. Basta que isso seja pensado – e feito – com a estratégia certa.

Desde alimentos a produtos de cuidado pessoal, é possível conectar uma ideia e um propósito a um mundo bem menos distante do que se pensa…

1. Jogue videogames
Quando leio matérias com títulos chamativos como “NFT de iate virtual para metaverso é vendido por R$ 3,6 milhões”, sinto é uma nostalgia pelo tempo em que eu economizava a minha mesada para comprar uma roupinha nova para o meu personagem preferido, mais de uma década atrás. Apesar de alguns textos pintarem o metaverso como algo imprevisível e desconhecido, ele já está muito bem resolvido no mundo dos jogos eletrônicos.

Se você quer garantir que as suas marcas estejam prontas para as transformações prometidas pela revolução do metaverso, baixe League of Legends, Fortnite ou Free Fire no seu computador ou celular e dedique algumas horas para entender todas as possibilidades que estão à sua frente!

2. É mais simples que você imagina
Todas as ações tradicionais de publicidade que você já conhece podem aproximar a sua marca do público gamer. Patrocínio de eventos de esportes eletrônicos, ações com formadores de opinião, anúncios em canais de notícias, ativações no mundo real. Todas são ótimas opções para um primeiro contato ou para compor uma campanha mais completa.

Apenas tenha cuidado com os estereótipos. Segundo Statista, quase metade deste público é composto por mulheres, e um estudo da Entertainment Software Association, indicou que a idade média de pessoas que jogam vídeo games nos Estados Unidos é de 35 a 44 anos. Tudo indica que este perfil é similar ao do Brasil.

3. Aprenda sobre uma nova mídia
Se preferir uma ação com um pouco mais de envolvimento, uma das mais seguras é a inclusão de anúncios dentro de jogos de celular. Não conheço nenhuma outra mídia que entregue consistentemente VTRs acima de 90%. Esta mágica acontece porque o jogo recompensa quem assiste os anúncios até o final com sua moeda interna.

No entanto, é importante lembrar que o seu vídeo estará em uma nova mídia e em um novo contexto. Não basta fazer um corte dos materiais que desenvolveu para televisão ou redes sociais. É fundamental entender a linguagem e o momento do seu público. Um tempo maior de desenvolvimento pode ser necessário, mas a fixação da sua marca na mente do seu público-alvo vai compensar o investimento.

4. Não existe céu para haver limite
Podemos começar com a transferência de elementos tradicionais de publicidade do mundo real para dentro dos jogos. O logo de Red Bull, por exemplo, já é visto dentro de jogos esportivos há alguns anos, mas as possibilidades não acabam por aí. Qualquer jogo que tenha um metrô, um ponto de ônibus ou um outdoor pode receber a sua marca de uma maneira que já é natural e conhecida pelo seu público, facilitando a absorção da mensagem.

Com um pouco mais de desenvolvimento, é possível criar missões patrocinadas pela sua marca. Hellmann’s, por exemplo, realizou uma ação cheia de propósito com Animal Crossing. A marca transportou a sua luta contra o desperdício de alimentos para dentro do jogo. Quem tinha nabos estragados podia trocá-los por recompensas virtuais e refeições que eram doadas para pessoas em situação de risco no mundo real.

É importante lembrar que o principal objetivo de um jogo é entreter a sua audiência. Não permita que a sua marca seja intrusiva a ponto de diminuir a diversão de quem está jogando. Entenda como a sua mensagem se traduz neste novo mundo, recompense as interações e mantenha o público feliz.

Mesmo que não vá aplicar nenhuma destas ideias, apenas jogue videogames. Eles são divertidos. Você merece!

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