DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

Cinco palestras para pensar na creator economy

Pela primeira vez, o SXSW conta com uma trilha dedicada somente a creator economy; nela serão abordados a evolução e o futuro da economia do criador


7 de março de 2024 - 6h01

Nos últimos anos, a creator economy ou economia do criador passou a ganhar notoriedade em todo o mundo. Isso se deve, principalmente, aos números que essa indústria movimenta. Segundo dados da a Goldman Sachs Research, atualmente, esse mercado movimenta US$ 250 bilhões e tem a previsão de ultrapassar a marca de US$ 480 bilhões até 2027.

SXSW Creator Economy

Pela primeira vez, SXSW terá uma trilha dedica a creator economy (Crédito: Xavier Lorenzo/AdobeStock)

Com toda essa relevância, pela primeira vez, o SXSW terá a trilha Creator Economy dentro da sua grade de programação. Até ano passado, a trilha que abordava a economia que vira em torno dos criadores de conteúdo se chamava Markets & Economy.

Com foco específico nesse setor, a trilha contará com 63 painéis que discutirão temas como a evolução e o futuro da creator economy; criadores de conteúdos 70+; e a substituição de creators por IA. Além disso, a trilha terá a presença do CEO da Twitch, Dan Clancy e da influencer e podcaster Alex Cooper.

AI in Video: Revolutionizing or Replacing Creators?

11/03 às 11h30 (horário local) no Austin Convention Center – Room 6AB

Da pré-produção à pós-produção, as tecnologias de IA estão capacitando cineastas e criadores de conteúdo a liberar sua arte como nunca antes, resolvendo três problemas que os prejudicam: tempo, habilidades e confiança. Hospedado pelo Vimeo e inspirado por sua comunidade de mais de 260 milhões de criadores, o vice-presidente sênior de produto, Zohar Dayan, mostrará as mais recentes inovações alimentadas por IA em vídeo, seu impacto transformador na economia de criadores avaliada em mais de US$ 250 bilhões e, o mais importante, abordará o elefante moral na sala: a IA acabará substituindo os criadores?

Featured Session: Twitch Streaming and the Evolution of the Creator Economy

12/03 às 10h (horário local) no Hilton Austin Downtown – Salon H

Nos estágios iniciais da transmissão ao vivo, os streamers mais bem-sucedidos eram streamers de jogos. No entanto, nos últimos 3 a 4 anos, a transmissão ao vivo evoluiu para incluir uma gama diversificada de conteúdo e agora faz parte da maioria das plataformas de mídia social. Nesta sessão, Dan Clancy se envolverá com um grupo de streamers da Twitch para falar sobre o espaço de transmissão ao vivo e onde ele se encaixa na economia de criadores mais ampla. A discussão se concentrará em onde a transmissão ao vivo está indo nos próximos anos e discutirá como a IA afetará o espaço de transmissão ao vivo.

The Age of Grandfluencers: The Seniors Take TikTok

12/03 às 14h30 (horário local) no Austin Convention Center – Room 5ABC

Os Grandfluencers são os criadores de conteúdo 70+ que estão mudando rapidamente o cenário do TikTok, Instagram e YouTube. Foi-se o tempo em que a juventude reinava suprema. Esses influenciadores atípicos consistem em idosos experientes em tecnologia que conquistam milhões de seguidores e acordos de marca. Com quase 6 milhões de seguidores, a Retirement House, canal do TikTok que conta com seis idosos, está no topo do jogo. Este painel apresenta os criadores da Retirement House e discutirá como eles conseguiram acordos com grandes marcas e conseguiram o The New York Times, Business Insider, AARP, Buzzfeed e muito mais.

A Conversation with Alex Cooper & Matt Kaplan

13/03 às 14h30 (horário local) no Austin Convention Center – Ballroom D

Alex Cooper, a podcaster feminina número 1 do Spotify globalmente (criadora, apresentadora, fundadora e produtora executiva de Call Her Daddy), e Matt Kaplan, CEO da ACE Entertainment, discutirão seu mais recente empreendimento de mídia da geração Z – Trending – comprometidos em elevar as vozes de hoje e criar as histórias de amanhã para uma geração independente, engenhosa e inclusiva.

De-influencing: The Future of the Creator Economy

14/03 às 14h30 (horário local) no Austin Convention Center – Room 6AB

Em um momento em que o TikTok está tomando conta dos mecanismos de busca e o sonho de viver de conteúdo patrocinado está mais acessível do que nunca, há milhões de criadores (e seus seguidores) optando por sair definitivamente das plataformas sociais – por motivos políticos e/ou de saúde mental. O que deixa muitos criadores e parceiros de publicidade de marca com a pergunta – e agora? Esta discussão convida qualquer pessoa dentro ou adjacente à economia criadora a explorar o que o futuro reserva para todos aqueles que estão optando por sair das plataformas sociais, e para aqueles que optam por ficar, como torná-la sustentável.

Publicidade

Compartilhe