DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

Estrelas e tópicos em pauta no SXSW 2023

Robert Downey Jr., o CEO da Patagonia, o co-fundador da OpenIA, Esther Perel, RZA e outros figuram na programação do festival


8 de março de 2023 - 11h04

Por Amanda Schnaider e Thaís Monteiro

Este mês, Austin recebe público de diversos países, e sobretudo do Brasil, para o South by Southwest. É a segunda vez que o evento retorna pós-pandemia, ainda em formato híbrido. Em 2022, a programação focou especificamente nos whistleblowers de big techs, no cenário imersivo da Web3, em propostas sustentáveis, em dar vazão à criatividade em tempos de crise e outros tópicos.

 

Robert Downey Jr., Esther Perel e RZA são destaques no SXSW deste ano (Créditos: Albert E. Rodriguez/Getty Images – Chris Saucedo/Getty Images – Paras Griffin/Getty Images)

Alguns dos temas focais deste ano não diferem muito do anterior. O metaverso, sustentabilidade e criatividade ainda estão na pauta, mas a popularização do ChatGPT, o movimento da Patagonia ao doar seus lucros para iniciativas sustentáveis, o digital como direcionador político e o local da emoção humana no meio disso tudo ganharam maior destaque. O CEO da marca e o co-fundador da Open IA representam o investimento da programação nesses tópicos.

Ao invés dos whistleblowers, nomes como Robert Downey Jr., Tilda Swinton, o casal Jonas e a banda New Order figuram como estrelas. A fundadora do movimento ‘me too’, Tarana Burke e a psicoterapeuta Esther Perel se destacam enquanto pensadoras atuais. Outras figuras e palestras interessantes estão listadas na agenda abaixo.

Estrelas

O South by Southwest pode ter passado a abranger um público mais corporativo, mas sua veia cultural segue pulsando. A atriz Tilda Swinton e a banda New Order, formada, em 1980, a partir de membros remanescentes da banda inglesa Joy Division, discutirão suas carreiras. O ator Robert Downey Jr. conversará com especialistas sobre sua nova área de interesse: crimes online, que custaram aos americanos US$ 7 bilhões em 2022. O casal Priyanka Chopra Jonas e o cantor e ator Nick Jonas trazem assuntos humanitários ao palco. Priyanka é embaixadora da ONU pelos direitos das crianças.

Robert Downey Jr. decidiu se tornar especialista sobre crimes online (Crédito: Phillip Faraone/Getty Images)

Robert Downey Jr. (Online Crime: An American Crisis)
Austin Convention Center – Ballroom EF
11 de março – 14h30 às 15h30

Tilda Swinton
Austin Convention Center – Ballroom D
13 de março – 13h às 14h

New Order
Austin Convention Center – Ballroom D
15 de março – 13h às 14h (horário local)

Priyanka Chopra Jonas
Priyanka Chopra Jonas in Conversation with Jennifer Salke
Austin Convention Center – Ballroom D
10 de março – 13h às 14h (horário local)

Nick Jonas
Crushing: The Burden of Diabetes on Patients
Austin Convention Center – Ballroom D
13 de março – 10h às 11h (horário local)

Pensadores

Fundadora do movimento ‘me too’, Tarana Burke participa de uma conversa com a chief diversity officer da TBWA\North America, Aliah Berman, sobre mudanças coletivas e diversidade como vantagem. A psicoterapeuta Esther Perel discutirá como o mundo conectado e causador de ansiedade tem afetado relações humanas, incertezas, imperfeições e intimidade. Já o rapper RZA, do grupo Wu-Tang Clan, divide perspectivas sobre sua produção criativa e como criar impacto cultural e comunitário de forma duradoura.

Tarana Burke
Austin Convention Center – Ballroom EF
10 de março – 16h às 17h (horário local)

Esther Perel (The Other A.I.: The Rise of Artificial Intimacy & What it Means for “Us”)
Austin Convention Center – Ballroom D
11 de março – 16h às 17h (horário local)

RZA (36 Chambers of The RZA)
Austin Convention Center – Ballroom D
14 de março – 14h30 às 15h30

Tendências

Amy Webb, John Maeda e Rohit Bhargava são nomes tradicionais na agenda do SXSW. Este ano, não será diferente. A CEO do Future Today Institute apresenta tendências tecnológicas e possíveis cenários a serem encarados no futuro próximo. Bhargava e Henry Coutinho-Mason revelarão histórias que mudarão o mundo na próxima década. John Maeda se concentrará na contraposição entre IA e neurociência. Há, ainda, palestras sobre os benefícios de trazer humor, personalidade e storytelling para as marcas e a Deloitte apresentará a história do futuro a partir das três fases da internet.

Amy Webb é especialista em tendências sobre o futuro (Crédito: Roseani Rocha)

Amy Webb Launches 2023 Emerging Tech Trend Report
Austin Convention Center – Ballroom D
11 de março – 10h às 11h (horário local)

15 Non-Obvious Trends Shaping Our Future Normal (Rohit Bhargava)
Austin Convention Center – Ballroom D
11 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)

Bye Boring, Hi Bold: The Future of B2B Marketing
JW Marriott – Salon GH
12 de março – 10h às 11h (horário local)

Design in Tech Report 2023: Design and Artificial Intelligence (John Maeda)
Austin Convention Center – Ballroom D
12 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)

A Brief History of the Future
JW Marriott – Salon AB
13 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

Sustentabilidade

“A Terra é agora nosso único acionista”, disse Yvon Chouinard, dono da Patagonia, ao anunciar que os lucros da empresa serão direcionados a organizações que combatem as mudanças do clima. Representando a empresa, o CEO Ryan Gellert explicará o futuro do negócio. Outra CEO, Mary Barra, da GM, tratará dos avanços de grandes montadoras em veículos autônomos e elétricos. O papel do conteúdo e da publicidade também estão representados em discussões sobre o impacto de impressões de anúncios digitais na emissão de carbono e as possibilidades da publicidade verde e necessidade de mudar a narrativa sobre o clima para uma perspectiva positiva a fim de gerar ações e não desesperança.

Ryan Gellert (CEO da Patagonia)
Austin Convention Center – Ballroom D
12 de março – 13h às 14h (horário local)

Digital Ads: Climate’s Next Great Battleground
JW Marriott – Salon E
12 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

How Climate Storytelling Can Beat Climate Doom
Austin Marriott Downtown – Waller Ballroom C
13 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

Self-Driving Cars: From Science Fiction to Scale
Austin Convention Center – Ballroom A
14 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)

Inteligência Artificial

Lançado pela OpenIA em novembro de 2022, o ChatGPT fez o debate sobre inteligência artificial escalar por todos os campos. O co-fundador e presidente da OpenIA, Greg Brockman, debaterá o futuro da identidade, mídia e da humanidade em face da IA. O impacto da IA no trabalho e as oportunidades, desafios e perigos que representa, assim como a computação quântica, estão em pauta.

 

Inteligência artificial e edtechs

Sucesso do ChatGPT levanta o debate sobre IA em diferentes áreas (Crédito: Tada Images/ Shutterstock)

OpenAI Co-founder on ChatGPT, DALL·E, and the Impact of Generative AI
Austin Convention Center – Ballroom D
10 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

Operationalizing Empathy: How AI Will Shift Human Consciousness and Accelerate Emotional Intelligence
Hilton Austin Downtown – Salon K
12 de março – 10h às 11h (horário local)

The Universal Intern and Partner: How Generative AI is Changing How we Work
Austin Convention Center – Ballroom EF
12 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

QuantumanAI: Why Your Future Depends on Quantum Computing & Artificial Intelligence
Hilton Austin Downtown – Salon H
15 março – 11h30 às 12h30 (horário local)

Criatividade

Com o intuito de auxiliar empresas e líderes de marketing a se defenderem dos gastos durante a crise econômica, Nancy Hill, CEO da Marcus Thomas LLC, traçará quatro estratégias de publicidade. Além da crise econômica, outro fator que tem desafiado a indústria de publicidade é a crise da complexidade, trazida pela internet. Nick Law, global lead for design & creative tech da Accenture Song vai ao SXSW para ajudar os executivos de marketing a resolverem essa questão.

Advertising Strategies for a Brutal Budget Season
JW Marriott – Salon E
11 março – 11h30 às 12h30 (horário local)

Only Deep Simplicity Can Fix the Complexity Crisis (Nick Law)
JW Marriott – Salon 6
11 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

Brand Activism: No More Business as Usual
JW Marriott – Salon GH
12 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)

Will Data Privacy Kill Advertising?
JW Marriott – Salon E
13 de março – 10h às 11h (horário local)

Creator economy

Nos últimos dois anos, a creator economy cresceu em mais de 165 milhões de criadores, chegando a 303 milhões no mundo, segundo dados do estudo “Future of Creativity”, da Adobe. De olho nisso, o SXSW reunirá uma série de palestras que abordarão assuntos que permeiam esse mercado, desde plataformas que incentivam e impulsionam os creators até avatares baseados nos próprios criadores do mundo físico, que ganham salário.

Marcas e influenciadores adotam avatares virtuais para novas frentes de negócios (Crédito: Divulgação)

Diverse Creators Are Underpaid: How Do We Fix It?
JW Marriott – Salon GH
10 de março – 11h30 às 12h30 (horário local)

Next Gen Entrepreneur: Rise of the Creator Economy
Hilton Austin Downtown – Salon K
10 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

Fueling the Creator Economy by Building Community
Hilton Austin Downtown – Salon G
12 de março – 14h30 às 15h30 (horário local)

Salaried Avatars: Creators Join the Avatar Economy
JW Marriott – Salon GH
13 de março – 16h às 17h (horário local)

Publicidade

Compartilhe