DE 08 A 16 DE MARÇO DE 2024 | AUSTIN - EUA

SXSW

Cinco discussões para pensar sobre trabalho no SXSW

Com os ambientes corporativos pressionados pela chegada da IA, a alta necessidade de especialização e os choques geracionais, futuro do trabalho está no foco das discussões durante o festival


5 de março de 2024 - 13h00

A busca e retenção de talentos têm sido um dilema, cada vez mais, presente no dia a dia das empresas. No Brasil, a pesquisa Guia Salarial 2024, realizada anualmente pela Robert Half, apontou que 47% das empresas se dizem preocupadas com sua capacidade de reter talentos, enquanto 26% se dizem muito preocupadas e 27% nada preocupadas.

Trabalho no SXSW

(Crédito: Amy E. Price/GettyImages)

A atração de profissionais se mostra igualmente relevante, com 46% se dizendo preocupadas e 29% muito preocupadas. Com o trabalho pressionado pela alta necessidade de especialização e os choques geracionais trazendo mais complexidade para o dia a dia corporativo, o aperfeiçoamento das lideranças e a capacidade de gerenciar equipes se tornou uma prioridade.

Essa preocupação está representada na agenda do South by Southwest, em 2024, com uma série de palestras que tratam das habilidades interpessoais que serão necessárias daqui para frente para navegar no universo do trabalho. Confira cinco destaques da agenda do festival:

1 – Radical Respect: How to Work Together Better

9 de março às 11h30* no Austin Convention Center – Ballroom A

Publicado em maio, o livro Radical Respect: How to Work Together Better, de Kim Scott, apresenta um framework de como os espaços de trabalho podem ser mais respeitosos e colaborativos. No SXSW, ela se une a Wesley Faulker para apresentar a estrutura e oferecer dicas práticas.

2- How Teams Can Skip the Drama and Embrace Healthy Conflict

10 de março às 11h30* no Austin Convention Center – Ballroom A

Veterana no evento, a autora e editora associada da Harvard Business Review Amy Gallo apresenta seu trabalho mais recente, mostrando de que forma é possível criar as condições certas para conflitos saudáveis nos ambientes corporativos e garantir que as conversas permaneçam colaborativas entre as equipes.

3- Gen Z at Work: Corporate Ladder or Career Playground?

10 de março às 14h30* no Austin Marriott Downtown – Waller Ballroom DEF

Marcada pela pandemia e o desinteresse em estruturas tradicionais, a chegada da Geração Z ao universo do trabalho tem gerado muito debate e será tema do painel, que se propõe a discutir como esses jovens vão alterar as prioridades das companhias e o futuro do trabalho.

4- Billion Dollar Teams: The Future of an AI Powered Workforce

12 de março às 11h30* no Hilton Austin Downtown – Salon H

A inteligência artificial generativa é o grande destaque do evento e aparece de maneira transversal, impactando assuntos como o trabalho. Um desses exemplos é o painel com o futurista e CEO da Signal and Cipher, Ian Beacraft, que promete explorar como estruturas e fluxos de trabalho, suportados por IA, podem ampliar a produtividade – e o valor – das equipes.

5- Exploring Your Organization’s Futures

12 de março às 16h* no Austin Convention Center – Ballroom D

Como parte de uma agenda extra, apresentada pela sua companhia, a Future Today Institute, a futurista Amy Webb e a diretora administrativa do FTI, Melanie Subin, sobem ao palco do SXSW para mostrar o que é necessário para empresas e profissionais para navegar em cenários futuros e como eles podem ser usados para prever oportunidades.

Os horários das palestras foram ajustados ao horário local de Austin e podem sofrer alterações pela organização do evento. Confira todos os detalhes no site do SXSW.

Publicidade

Compartilhe