O papel dos dados na transformação digital
Ivan de Souza, head de dados da Coca-Cola Brasil, fala sobre os desafios culturais para que empresas se tornem data driven e como fazer a coleta, gestão e aplicação de big data
Roseani Rocha
11 de fevereiro de 2021 - 14h56
O aumento na coleta e produção de dados, ao mesmo tempo que gera inúmeras oportunidades para as empresas, traz vários desafios, neste sentido, de que maneira criar uma cultura data driven e fazer a melhor gestão possível de seus dados? Essa foi algumas das perguntas respondidas por Ivan de Souza, head de dados da Coca-Cola Brasil no Webinar Meio & Mensagem.
De acordo com Ivan, a gestão de dados precisa levar em consideração a jornada e não apenas os dados de forma isolada. “Também tem uma questão cultural que é muito importante. Outro ponto importante sobre os dados é que é possível ir testando e experimentando no micro para depois aplicar no macro”, explica.
Sobre o equilíbrio entre a tecnologia e a cultura data driven, Ivan reforça que é importante tomar cuidado para que as ferramentas ou o fator técnico não se sobreponham à dor que será resolvida. “É muito mais sobre o problema a ser resolvido e o foco na jornada do consumidor do que a tecnologia ou a ferramenta a ser utilizada”, ressaltou.
-
Ivan de Souza
Gerente Sr. de Big Data & Inteligência Artificial da Coca-Cola Brasil
Ivan de Souza é Gerente Sr. de Big Data & Inteligência Artificial e integrante do time de Digital Transformation da Coca-Cola Brasil. Sendo também founder e head do Data CoE que é o centro de excelência de Inteligência Artificial, Data Science e Engenharia de Dados da Coca-Cola Brasil. Com 14 anos de experiência no mercado digital, empreendeu e atuou em startups de data & analytics, digital commerce, conteúdo e em consultorias de estratégia digital.