Assinar

Como se colocar no lugar certo pode transformar seu negócio

Buscar
Publicidade
Opinião

Como se colocar no lugar certo pode transformar seu negócio

A escolha do ambiente, das conexões e dos eventos certos pode fortalecer uma trajetória empreendedora e impulsionar o sucesso da uma marca


14 de outubro de 2024 - 8h19

(Crédito: Shutterstock)

Ser boa no que faz é o ponto de partida para qualquer negócio. Hoje, em mercados cada vez mais competitivos, é preciso ter expertise e investir na própria carreira, mas, infelizmente, só isso não basta. Onde você está, seja fisicamente ou virtualmente, conta muito. Isso é ambiência.   

O ambiente em que atuamos, seja ele físico ou virtual, pode ter um impacto profundo na forma como clientes e colaboradores percebem e interagem com uma marca. É mais do que uma questão de espaço: a ambiência envolve as pessoas com quem você se conecta, as oportunidades que surgem ao estar no lugar certo, e as influências que você recebe. Estar cercada por pessoas que acreditam nas suas ideias, te desafiam a crescer e te apoiam nos momentos decisivos pode ser o fator-chave para o sucesso. 

Na EBEM (Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino), criamos um ecossistema pensado exatamente para isso: unir mulheres empresárias que têm o desejo de obter educação empreendedora e, com isso, transformar e crescer seus negócios.  

Esse ambiente de colaboração mútua é um espaço onde cada mulher pode se fortalecer, inspirar e alavancar o crescimento da outra. O poder de estar cercada por pessoas com o mesmo foco é real. Quando você está ao lado de mulheres que compartilham os mesmos objetivos, a jornada se torna menos complicada e solitária, adjetivos que, infelizmente, por muitas vezes, definem o que é ser uma líder feminina. 

Como posso me posicionar no “lugar certo”?

Participar de eventos de empreendedorismo feminino, por exemplo, pode ser um ótimo ponto de partida para conhecer pessoas que compartilham dos mesmos desafios e objetivos. Esses encontros representam não apenas a troca de experiências, mas também a chance de manter contato com potenciais parceiras. 

Além disso, formar alianças com empresárias de segmentos complementares é uma maneira assertiva de construir uma rede de apoio mútuo. Ao estabelecer essas parcerias estratégicas, você está moldando o ambiente ideal para seu crescimento.  

O foco não deve estar apenas em se conectar com as líderes mais influentes ou as de maior faturamento, mas sim com aquelas que fazem sentido para o seu negócio e desenvolvimento. Esse ecossistema fortalece suas oportunidades e contribui diretamente para o seu sucesso. 

Marcas inseridas no contexto certo

O conceito de ambiência não cabe apenas a empresárias de maneira individual. Saber como posicionar sua marca também têm um papel decisivo. Ser visto é importante, mas onde isso acontecerá pode valer até mais.  

Hoje, uma marca precisa mais do que uma boa campanha – ela deve estar nos ambientes certos, participando de eventos e iniciativas que aproximam sua proposta de valor do público que deseja alcançar, à medida que as pessoas querem se conectar com marcas que compartilhem seus ideais e estejam presentes nos espaços onde elas se sentem representadas. 

Fortaleça seu ambiente e seu negócio 

Seja como empresária ou como marca, estar no lugar certo faz toda a diferença. O ambiente que você escolhe frequentar, as pessoas com quem decide se conectar e as oportunidades que surgem desse meio são o combustível para o crescimento contínuo. Ao se cercar de uma rede de apoio e influência positiva, você estará muito mais preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem. 

Então, a pergunta é: você está no ambiente certo para alcançar seus objetivos e transformar sua trajetória?  

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Como as mulheres estão moldando o mercado dos games 

    Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria

  • Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma

    Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços