Como se colocar no lugar certo pode transformar seu negócio
A escolha do ambiente, das conexões e dos eventos certos pode fortalecer uma trajetória empreendedora e impulsionar o sucesso da uma marca
Como se colocar no lugar certo pode transformar seu negócio
BuscarA escolha do ambiente, das conexões e dos eventos certos pode fortalecer uma trajetória empreendedora e impulsionar o sucesso da uma marca
14 de outubro de 2024 - 8h19
Ser boa no que faz é o ponto de partida para qualquer negócio. Hoje, em mercados cada vez mais competitivos, é preciso ter expertise e investir na própria carreira, mas, infelizmente, só isso não basta. Onde você está, seja fisicamente ou virtualmente, conta muito. Isso é ambiência.
O ambiente em que atuamos, seja ele físico ou virtual, pode ter um impacto profundo na forma como clientes e colaboradores percebem e interagem com uma marca. É mais do que uma questão de espaço: a ambiência envolve as pessoas com quem você se conecta, as oportunidades que surgem ao estar no lugar certo, e as influências que você recebe. Estar cercada por pessoas que acreditam nas suas ideias, te desafiam a crescer e te apoiam nos momentos decisivos pode ser o fator-chave para o sucesso.
Na EBEM (Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino), criamos um ecossistema pensado exatamente para isso: unir mulheres empresárias que têm o desejo de obter educação empreendedora e, com isso, transformar e crescer seus negócios.
Esse ambiente de colaboração mútua é um espaço onde cada mulher pode se fortalecer, inspirar e alavancar o crescimento da outra. O poder de estar cercada por pessoas com o mesmo foco é real. Quando você está ao lado de mulheres que compartilham os mesmos objetivos, a jornada se torna menos complicada e solitária, adjetivos que, infelizmente, por muitas vezes, definem o que é ser uma líder feminina.
Participar de eventos de empreendedorismo feminino, por exemplo, pode ser um ótimo ponto de partida para conhecer pessoas que compartilham dos mesmos desafios e objetivos. Esses encontros representam não apenas a troca de experiências, mas também a chance de manter contato com potenciais parceiras.
Além disso, formar alianças com empresárias de segmentos complementares é uma maneira assertiva de construir uma rede de apoio mútuo. Ao estabelecer essas parcerias estratégicas, você está moldando o ambiente ideal para seu crescimento.
O foco não deve estar apenas em se conectar com as líderes mais influentes ou as de maior faturamento, mas sim com aquelas que fazem sentido para o seu negócio e desenvolvimento. Esse ecossistema fortalece suas oportunidades e contribui diretamente para o seu sucesso.
O conceito de ambiência não cabe apenas a empresárias de maneira individual. Saber como posicionar sua marca também têm um papel decisivo. Ser visto é importante, mas onde isso acontecerá pode valer até mais.
Hoje, uma marca precisa mais do que uma boa campanha – ela deve estar nos ambientes certos, participando de eventos e iniciativas que aproximam sua proposta de valor do público que deseja alcançar, à medida que as pessoas querem se conectar com marcas que compartilhem seus ideais e estejam presentes nos espaços onde elas se sentem representadas.
Seja como empresária ou como marca, estar no lugar certo faz toda a diferença. O ambiente que você escolhe frequentar, as pessoas com quem decide se conectar e as oportunidades que surgem desse meio são o combustível para o crescimento contínuo. Ao se cercar de uma rede de apoio e influência positiva, você estará muito mais preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgirem.
Então, a pergunta é: você está no ambiente certo para alcançar seus objetivos e transformar sua trajetória?
Compartilhe
Veja também
Como as mulheres estão moldando o mercado dos games
Lideranças femininas de diferentes players falam sobre suas trajetórias profissionais na indústria
Como Rita Lobo fez do Panelinha um negócio multiplataforma
Prestes a completar 25 anos à frente do projeto e com nova ação no TikTok, a chef, autora e empresária revela os desafios de levar comida de verdade dos livros de receitas para outros espaços