Afroreggae lança Dicionário de Gêneros

Buscar

Comunicação

Publicidade

Afroreggae lança Dicionário de Gêneros

Assinado pela Artplan, projeto quer dar visibilidade aos gêneros, que vão muito além de masculino e feminino


8 de março de 2016 - 12h55

O conceito de gêwrapsnero está se ampliando – aos poucos, novas classificações vão sendo adotadas, dando espaço para definições que vão muito além do feminino e masculino. O Afroreggae, que luta pela equidade de gêneros por meio do projeto “Além do Arco-Íris”, se uniu à Artplan para uma nova iniciativa, o “Dicionário de Gêneros”.

Idealizada pela agência de publicidade com o conceito “Só quem sente pode definir”, o projeto conta com um site colaborativo que aborda e descreve os diversos gêneros. A proposta é desmistificar, sem delimitações nem recriminações, grupos que estão excluídos dos dicionários da língua portuguesa – e, portanto, não contam com um reconhecimento “oficial”. Além do site, a Artplan também está gravando um mini-documentário com personagens de todo o País, mostrando o preconceito sofrido por quem não se limita às definições clássicas de gênero.

“O Dicionário de Gêneros traz à tona o momento que estamos vivendo. No Facebook dos EUA, por exemplo, já foram liberados mais de 56 possibilidades de gênero. No Brasil, são 17 e, ainda assim, o conhecimento sobre esses significados está muito longe das pessoas. E no dicionário oficial da língua, que deveria ter a função de ‘refletir as ideias de um povo’, esses verbetes sequer existem. Com essa iniciativa, a partir de uma plataforma colaborativa, podemos chegar ao momento de não precisar de um esforço para se definir, afinal, somos todos gente”, explica Bárbara Bono, head de conteúdo e engajamento, em comunicado.
 

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Afroreggae

  • Artplan

  • Dicionário de Gêneros

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”