Investidores questionam nova embalagem da Coca-Cola

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Investidores questionam nova embalagem da Coca-Cola

Pesquisa apontou que a padronização das embalagens da marca poderia confundir os consumidores


22 de abril de 2016 - 14h54

Enquanto os executivos de marketing da Coca-Cola estão apostando que o novo desenho das embalagens da marca irá incrementar as vendas do refrigerante em todo o mundo, alguns investidores estão receosos em relação aos efeitos que a mudança irá causar nos consumidores.

A Sanford C. Bernstein realizou uma pesquisa com 65 investidores de diversos países e questionou a opinião a respeito da adoção do disco vermelho como padrão nas latas e rótulos das garrafas de Coca-Cola. Segundo a consultoria, apesar de boa parte dos investidores terem louvado os esforços da unificação do design da marca, mais de 20% dos entrevistados destacaram ter receio de que a mudança confunda os consumidores. A pesquisa da Bernstein também pediu para que os investidores atribuíssem uma nota à embalagem, de 1 a 5 (sendo 5 a melhor classificação). A média das notas foi 3.

cocacoladesign

Novas embalagens da marca conservam o círculo vermelho na parte da frente e uma camada superior de cor diferente, para destacar os tipos da bebida (Crédito: Divulgação)

O novo design será lançado oficialmente na primeira semana de maio, no México, e será levado para todo o mundo nos próximos meses deste ano e também em 2017. A mudança da embalagem nos Estados Unidos deve ficar apenas para o próximo ano. O anunciante ainda está decidindo como adaptar a mudança para a Diet Coke no mercado norte-americano, uma vez que a marca sempre foi trabalhada de forma independente no país.

Um dos investidores que participou da pesquisa respondeu que a cor vermelha da lata causará uma impressão negativa para as versões diet e light do refrigerante, que sempre utilizaram a cor cinza para se destacar da versão normal. O instituto criou uma nuvem de palavras com base nas descrições dadas pelos investidores e a que mais apareceu foi “confusão”. Alguns dos entrevistados chegaram a comparar a nova embalagem da Coca-Cola à bandeira do Japão, por conta do círculo vermelho.

A marca está apostando nas cores secundárias das embalagens para tentar barrar a confusão. A Coca Zero, por exemplo, tem a parte superior da embalagem na cor preta, além de ter destacada a frase “zero açúcar”. A versão normal da Coca-Cola traz a frase “sabor original”.

Com informações do Advertising Age

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