Clientes de telefonia celular não são leais
Estudo da GfK realizado na América Latina mostra que mais da metade dos brasileiros trocariam sua operadora
Estudo da GfK realizado na América Latina mostra que mais da metade dos brasileiros trocariam sua operadora
Meio & Mensagem
1 de setembro de 2015 - 10h20
Levantamento da GfK com 4.900 clientes de operadoras de telefonia celular da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru mostra que os níveis de fidelidade são baixos no setor.
O principal objetivo da pesquisa foi identificar o comportamento do cliente em termos de lealdade às suas atuais operadoras de telefonia celular. Ao verificar a predisposição à troca de operadora mediante oferta diferentes planos de serviços, a companhia identificou alguns perfis de de consumidores.
De acordo com a pesquisa, embora apenas 20% dos entrevistados tenha trocado de operadora nos últimos 12 meses, os níveis de fidelidade são bastante baixos no segmento.
Na maior parte dos países, o grupo de consumidores mais significativo é o de “mercenários”, usuários que se declararam dispostos a mudar de operadora mediante oferta de planos e pacotes comerciais mais vantajosos por parte da concorrência.
No Brasil, eles representam 52% dos usuários de telefonia celular, e também são maioria no Peru (59%), na Colômbia, (53%) e no México (50%). As menores proporções de usuários com este perfil foram verificadas no Chile (37%) e na Argentina (35%).
Os classificados como usuários “fiéis”, que somaram 5% dos brasileiros, são os consumidores que não se mostraram dispostos a mudar de operadora, mesmo quando colocados diante de ofertas das concorrentes simuladas pela GfK.
Dentre as ofertas consideradas mais atraentes estão as que agregam preço melhor e aparelho gratuito ao plano atual, e as que combinam planos mais completos pelo mesmo preço pago atualmente, também com aparelho gratuito incluído. Só o Brasil se destacou na preferência do pacote que oferece o seu plano atual com um preço menor somado à oferta de aparelhos com a mais recente tecnologia a preços bem mais baixos que os de mercado.
Veja o quadro completo:
Compartilhe
Veja também
Experiências ao vivo atraem mais a atenção do consumidor, diz McKinsey
Pesquisa inédita “A Equação da Atenção” apresenta uma nova forma de medir a atenção do consumidor e expõe ineficiências na indústria de mídia
Festival Pet cria experiência para animais e tutores no Parque Ibirapuera
Entre os dias 5 e 6 de julho, tutores e pets podem comparecer ao evento para uma série de atividades, palestras a ativações com patrocinadores