GoogleShopping renova design mobile

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GoogleShopping renova design mobile

Projeto se baseia em pesquisa que mostra que 30% de todas as buscas de compras acontecem via celular


19 de novembro de 2015 - 3h55

(*) Por George Slefo, do Advertising Age

Os consumidores que usam seus celulares para buscar produtos através do GoogleShopping podem esquecer que estão usando um navegador ao invés de um aplicativo.

O Google introduziu uma série de mudanças de design nesta quinta-feira 19, em sua seção de compras que são destinadas a atender a primeira audiência de mobile, incluindo um novo layout, navegação mais rápida e informação, como níveis de inventário para itens específicos em lojas próximas.

A estratégia parte do número crescente de usuários que estão optando por aplicativos para fazer pesquisas ao invés de usar os navegadores dos smartphones. As pessoas gastam aproximadamente 88% do seu tempo nos smartphones usando aplicativos, de acordo com a ComScore. Isso prejudica a demanda pela pesquisa no Google, especialmente quando os consumidores usam um aplicativo como o da Amazon para consultar preços ou ler comentários sobre produtos.

Enquanto os compradores gastam 7% menos tempo em cada consulta no celular do que há um ano, a parcela de compras online nos smartphones subiu 64%, afirmou o Google. Trinta por cento de todas as compras online agora acontecem pelos celulares, acrescentou a empresa.

Então, não é nenhuma surpresa que o novo design do Google ofereça uma série de funções e um layout semelhante ao de um aplicativo, com a intenção de manter, ou aumentar, a sua enorme base de usuários.
A empresa disse que era capaz de acelerar a navegação ao permitir que os usuários navegassem por itens diversos relacionados à sua busca sem ter que carregar várias páginas. Um usuário que procura por um produto específico, como o Lego Star Wars Turbo Tank, agora pode ver imagens, comentários e até mesmo pesquisas com maior profundidade, como dados técnicos, características ou vídeos sobre o brinquedo.

Um recurso potencialmente útil permite aos consumidores consultar os níveis de inventário para itens específicos em lojas próximas. Segundo o Google, um em cada quatro compradores não visitam lojas físicas porque não tem certeza se vai encontrar o produto que está procurando.

A reformulação chega no momento em que muitos consumidores estão se preparando para as compras de final de ano. Aproximadamente 61% dos compradores desta época começarão a pesquisar suas compras antes do final de semana de Ação de Graças, um aumento de 17% em relação ao ano passado, afirmou o Google. As compras reais virão mais tarde.

No ano passado, 133,7 milhões de consumidores compraram em lojas e online durante o fim de semana de Ação de Graças, uma queda de 5% sobre 2013, de acordo com uma pesquisa da Federação Nacional do Varejo. O total de gastos caiu 11%, para US$ 50,9 bilhões, de acordo com a pesquisa.

Tradução: Amanda Boucault 

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