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Veículos Mais Admirados mostra força da mídia social

Globo, Veja e CBN mantêm liderança no estudo e redes sociais se destacam na categoria internet


1 de dezembro de 2014 - 4h42

O índice recorde da Rede Globo, a consolidação das redes sociais e a dança das cadeiras entre os top 10 de rádio e TV por assinatura são os destaques da rodada relativa a 2014 da pesquisa Veículos Mais Admirados. Realizado pelo Grupo Troiano de Branding com exclusividade para Meio & Mensagem, o estudo chega à 15a edição fiel ao seu objetivo de medir o quanto os profissionais do mercado de comunicação e marketing valorizam os veículos pelo prestígio de que suas marcas desfrutam.

Globo, Veja e CBN se mantêm no topo do ranking em seus respectivos meios desde o início da pesquisa, no ano 2000. Entre os jornais, O Estado de S. Paulo ficou em primeiro lugar em 12 das 15 edições (nas outras três o líder foi a Folha de S.Paulo) e, na TV por assinatura, GNT só perdeu a liderança para Globonews em 2009.

As maiores mudanças acontecem na internet. Redes sociais como Facebook, YouTube e Twitter se destacaram entre os mais admirados logo que foram incluídos. O mesmo acontece agora com Instagram, Click Jogos e Netflix, que já na estreia aparecem na lista dos dez mais.

Os resultados da pesquisa são medidos a partir da comparação do Índice de Prestígio de Marca (IPM) de cada veículo. Para se chegar ao IPM é feita uma pesquisa com assinantes do Meio & Mensagem e com um mailing especial formado por profissionais de agências e anunciantes. O levantamento é realizado pela Qualibest, via internet, e este ano obteve 1.055 questionários válidos.

Cada entrevistado respondeu sobre três dos seis meios de comunicação analisados, dando notas a cada um em sete diferentes atributos: conteúdo, credibilidade, atendimento comercial, eficácia, inovação, ética e engajamento. Este último foi incluído pela primeira vez em 2014, como forma de medir a capacidade do veículo de estabelecer uma forte conexão com seu público, e também para garantir que a pesquisa se mantenha atual, adaptando-se para acompanhar a evolução da mídia. Cabe destacar que, mesmo com a inclusão desse atributo na lista de itens avaliados, as principais posições se mantiveram, validando a consistência dos resultados.

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A íntegra desta matéria está publicada na edição 1638, de 1 de dezembro, exclusivamente para assinantes, disponível nas versões impressa e para tablets.

 

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