
Opinião

Artigos
2023
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Não desacelerem a diversidade. Estamos vivendo o renascimento do propósito
As “não escolhas” do marketing demonstram miopia num momento em que o mercado de comunicação passa por um salto de desenvolvimento
É preciso ter coragem de atravessar o ridículo
O mais inovador acontece quando você tem coragem de falar o que ninguém falaria e de fazer o que ninguém faria, mesmo que soe ridículo e traga muito constrangimento
A todas as Barbies Estranhas
Nosso mercado ainda está engatinhando no que diz respeito à representação não normativa de gênero
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A volta das girafas de Cannes
Entre o rugido de curto prazo e a visão ao longe, muitas marcas estão se aprofundando nesta última, e compreendendo a importância de seu papel social
E-mail de Dia das Mães: cancele aqui sua inscrição
A publicidade adora falar em segmentação, mas continua míope em relação à leitura de dados dos seus clientes
Dear Mercado Publicitário
Hoje você não lerá um texto meu. Vou ceder meu espaço aos Publicitários Negros, grupo que está com um desafio independente na mesa
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Pelo fim da área de estratégia
Por acreditar tanto no poder da disciplina, quero uma mudança de ótica, de processo e de propósito
Recall de culpa
A culpa, somada ao cansaço, imobiliza. E muitas das pautas que o mundo precisa não têm o privilégio de não estar sempre em movimento
O bolsonarismo e a máquina de enganar gente
Falta de ética no uso de técnicas de comunicação, algo que se acirrou nas eleições, pode ser combatida por especialistas da indústria de marketing e mídia
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Viagem no tempo
Profissionais de comunicação têm poder nas mãos para ajudar o passado a se aproximar do futuro e questionar futuros gringos que talvez não caibam no que se quer para o País
Tabus publicitários
O assunto mais discutido na publicidade é a criatividade. Mas a verdade é que não existe criatividade sem uma discussão profunda sobre problemas.
2050: o ano do fim dos Leões de Cannes
Para cada Malala no palco, tivemos milhares de campanhas criadas sem mulheres na ficha. Para cada ação do Greenpeace, tivemos centenas de indústrias vilãs sendo premiadas como criativas sem terem feito nada para deixar de ser parte do problema. Para cada Preto Zezé visitando Cannes pela primeira vez, uma carta teve que ser escrita para pressionar Cannes a ser menos branca e elitista
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A Copa e o poder desperdiçado do patrocínio
Empresas que se movimentaram para apoiar abertamente a diversidade, ampliaram a contratação de LGBTQIA+ e que têm histórico de campanhas de Pride deveriam patrocinar a Copa?
Tudo o que você podia ser
Será que há interesse real das marcas e da alta liderança pra ser mais?
O perigo da data única
Ao abordarmos apenas uma narrativa e um caminho de vivência, contribuímos para a manutenção de estereótipos