Assinar

Effie Index: AB Inbev e Omnicom desbancam titulares e vão para primeiro lugar

Buscar

Effie Index: AB Inbev e Omnicom desbancam titulares e vão para primeiro lugar

Buscar
Publicidade
Comunicação

Effie Index: AB Inbev e Omnicom desbancam titulares e vão para primeiro lugar

AB Inbev estreia no ranking como anunciante mais eficaz depois de quatro anos da Unilever no topo; Omnicom vai para primeira posição depois de nove anos de WPP invicto


28 de setembro de 2022 - 7h00

Joel Santana na campanha “Eurolampions”, de California e Africa para Brahma, que ganhou um Effie na edição brasileira de 2021 (Crédito: Divulgação)

O Effie Worldwide divulga, nesta quarta-feira, 28, o Effie Effectiveness Index de 2021. Anual, o ranking destaca holdings, companhias, marcas e agências que mais se destacaram por meio de trabalhos de marketing eficazes.

AB InBev e Omnicom são, respectivamente, anunciante e grupo de agências mais eficazes da lista. De acordo com Traci Alford, CEO global do Effie Worldwide, a compilação reflete resultados obtidos durante um dos períodos mais desafiadores da história recente.

“As marcas e agências incluídas nesses rankings demonstraram comprometimento para com a eficácia no marketing e representam tenacidade, agilidade e criatividade na nossa indústria”, disse a executiva, em nota.

Confira as empresas que mais se destacaram no Effie Index:

Anunciantes
Top 5: AB InBev, Unilever, Pepsico, McDonald’s, Procter & Gamble

Com trabalhos para marcas como Brahma, Cerveza Nuestra Siembra e Michelob Ultra, a AB Inbev ocupa pela primeira vez o posto de Anunciante Mais Eficaz. Em 2020, a companhia ficou no Top 5. Depois de quatro anos no topo, Unilever cai para a segunda posição, enquanto Pepsico sobre duas posições em relação a 2020. McDonald’s e P&G retornam ao pódio das cinco primeiras.

Já a Coca-Cola sai do Top 10 pela primeira vez, enquanto Nestlé, Mondelēz International, Reckitt Benckiser, Burger King e Governo da Nova Zelândia completam o Top 10 ocupando da sexta à décima posição, respectivamente.

Marcas
Top 5: McDonald’s, Burger King, KFC, Entel, Chevrolet

O McDonald’s passou da segunda para a primeira posição, enquanto o Burger King saltou cinco posições e o KFC manteve-se em terceiro lugar.

IKEA, Mastercard, Pepsi, Every Kiwi Vote Counts vêm na sequência, No décimo lugar há um triplo empate com LifeBuoy (Unilever), Poker (AB InBev) e Santander.

Holdings
Top 5: Omnicom, WPP, IPG, Publicis Groupe, Dentsu

O Omnicom desbanca o WPP pela primeira vez desde 2012, graças às conquistas de BBDO, DDB e TBWA. A primeira vez que a holding encabeçou o ranking foi na estreia do Index, em 2011. IPG, Publicis e Dentsu mantêm as mesmas posições desde 2016.

Redes
Top 5: McCann Worldgroup, BBDO Worldwide, Ogilvy, DDB Worldwide, OMD

Pelo quarto ano consecutivo o McCann Worldgroup lidera a lista. Em 2021, a rede de agências conquistou 4 Grand Effies, como o “The Bread Exam”, da FP7 McCann Dubai e McCann Paris para a Fundação de Câncer de Mama do Líbano.

Agências
Top 5: FP7 McCann Dubai, DDB Colômbia, McCann Tel Aviv, Sancho BBDO, McCann Worldgroup Índia

Três agências do McCann Worldgroup estão no Top5, enquanto a DDB Colômbia estreia no ranking pela primeira vez, consequência de Ouros para marcas como AB InBev e América Móvil. A BBDO se mantém em quarto lugar.

Agências Independentes
Top 5: Special Group, GUT Buenos Aires, Gres Todorchuk, Interaction, Suno United Creators

A neozelandesa Special Group retorna ao Top 10 e ocupa o primeiro lugar pela primeira vez. A Gut Buenos Aires estreia entre as dez mais na segunda posição – a agência conquistou o Grand Effie da competição argentina com “Pymes”, para Mercado Livre. A ucraniana res Todorchuk estreia no ranking, enquanto Interaction, da Costa Rica, e a brasileira Suno ocupam quarto e quinto lugares, respectivamente.

Metodologia

No início do ano, a organização do evento anunciou uma alteração no método de cálculo dos rankings. O sistema de ranqueamento reconhece não apenas ganhadores, mas finalistas do prêmio. Todos esses dados são concedidos pela rede global de parceiros do evento e apenas finalistas e vencedores que atendem aos critérios do Effie Worldwide podem ser incluídos no Index.

A atualização ocorre após um ano de pausa do Effie Index, como resultado dos diversos programas do Effie Awards que foram suspendidos em 2020. O último compilado reflete o desempenho de mais 4.500 finalistas e vencedores na etapa global, em quatro etapas regionais e em 47 competições do Effie ao redor do mundo, de janeiro a dezembro de 2021. Mais detalhes sobre como o ranking é feito podem ser encontrados no site do Effie Index.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público