Almap e Brasil: 3º lugar no Gunn Report 2011
?Ranking dos Festivais? tem domínio da Wieden+Kennedy e campanha da DM9 entre as melhores. Conheça os vencedores
Almap e Brasil: 3º lugar no Gunn Report 2011
BuscarAlmap e Brasil: 3º lugar no Gunn Report 2011
Buscar?Ranking dos Festivais? tem domínio da Wieden+Kennedy e campanha da DM9 entre as melhores. Conheça os vencedores
Felipe Turlao
2 de fevereiro de 2012 - 12h09
O mais conhecido ranking de festivais do mundo chega à sua 13ª edição revelando as agências e campanhas que obtiveram os melhores resultados nos principais festivais do mundo em 2011. O Gunn Report 2011, de Donald Gunn, ex-CCO global da Leo Burnett, foi lançado nesta quinta-feira, 2, mostrando domínio da Wieden+Kennedy nas principais categorias.
Dentre as brasileiras, destaque para a AlmapBBDO, que figura na 3ª posição no ranking de Agências Mais Premiadas, atrás da Wieden+Kennedy Amsterdã (1ª) e da Wieden+Kennedy Portland (2ª). A agência brasileira ficou em 1º lugar entre as Agências Mais Premiadas na categoria Press.
No ano passado, a Almap havia ficado na primeira colocação no geral. A boa notícia é que ela segue como a maior vencedora de Agência Mais Premiada do Gunn Report, com três vitórias, em 2004, 2005 e 2010, ao lado da DDB Londres, outra “tricampeã”. Esta foi a primeira vez que a Wieden+Kennedy de Amsterdã conquistou o Gunn Report. Em 2002, o escritório de Portland havia figurado como o melhor.
Quem também representa o Brasil no Gunn Report 2011 é a DM9DDB, que colocou a campanha “Vizinhos”, para Fedex, na segunda posição de “Anúncios e Campanhas de Mídia Impressa Mais Premiados”, atrás da ação chinesa “Heaven And Hell”, da JWT Xangai para Samsonite.
O País fechou o ranking na Terceira posição, atrás dos Estados Unidos e Reino Unido, e à frente de Argentina e Alemanha.
Domínio da W+K
O ano passado foi, definitivamente, o ano da Wieden+Kennedy. A agência figura com seus principais escritórios em quase todas as categorias do Gunn Report 2011. A começar pelo Agência Mais Premiada, onde fez dobradinha com Amsterdã e Portland. Abaixo da Almap, a 3ª, aparecem a argentina Del Campo Nazca S&S e a alemã Jung von Matt.
A Wieden de Amsterdã colocou ainda “Write the Future”, para Nike, como Comercial Mais Premiado – a pontuação foi recorde nas 13 edições do Gunn Report. A segunda posição foi da mesma agência, com “The Entrance”, para Heineken. Na sequência vieram “Welcome Back”, da S&S Londres para T-Mobile, “Questions/Boat”, da Wieden+Kennedy de Portland para Old Spice, “Speed Tests”, da BBH/Google Creative Lab de Nova York para Google Chrome, e “The Force”, da Deutsch Los Angeles para Volkswagen (Passat).
A Wieden+Kennedy de Portland conquistou ainda o prêmio de CAmpanha Digital Mais Premiada, com “Responses”, para Old Spice, além de ter ficado na quarta posição do Agência Mais Premiada no Digital, atrás de AKQA Londres, BBH Nova York, R/GA Nova York, e à frente da japonesa Dentsu.
Na categoria All Gunns Blazing, voltada para campanhas integradas, titanium e inovação, três campanhas foram destacadas: “Decode Jay-Z with Bing (Droga5), Concert Milk, para Concert Hall Dortmund (Jung von Matt) e a campanha inteira de Old Spice. “Write the Future”, da W+K Amsterdã, ficou na quarta posição.
O anunciante mais premiado foi Nike, outro cliente da W+K e, para consolidar o domínio, o Diretor de Comerciais Mais Premiado foi Alejandro Gonzalez Iñarritu, de “Write the Future”.
De resto, destaque para a @radical.media, que ultrapassou a MJZ, vencedora do Produtora Mais Premiada nos últimos cinco últimos. E em rede, a melhor foi a BBDO, pela nona vez na história.
Confira as primeiras colocadas em cada categoria:
Agências Mais Premiadas
Wieden+Kennedy (Amsterdã)
Wieden+Kennedy (Portland)
AlmapBBDO (São Paulo) (mais premiada em Print)
Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi (Buenos Aires)
Jung von Matt (Hamburgo, Berlim, Dortmund)
Agências Mais Premiadas em Digital
AKQA (Londres)
BBH (Nova York)
R/GA (Nova York)
(as três acima empataram na primeira colocação)
Wieden+Kennedy (Portland)
Dentsu (Tóquio)
Redes Mais Premiadas
BBDO
DDB
Ogilvy
Leo Burnett
Wieden+Kennedy
Comerciais Mais Premiados
Nike – Write The Future (Wieden+Kennedy, Amsterdã)
Heineken – The Entrance (Wieden+Kennedy, Amsterdã)
T-Mobile – Welcome Back (Saatchi & Saatchi, London)
Old Spice Body Wash – Questions / Boat (Wieden+Kennedy, Portland)
Google Chrome – Speed Tests (BBH/Google Creative Lab, Nova York)
Volkswagen Passat – The Force (Deutsch LA/Lowe & Partners, Los Angeles)
Anúncios e Campanhas de Mídia Impressa Mais Premiados
Samsonite Suitcases – Heaven And Hell (JWT Xangai)
FedEx – Neighbours (DM9DDB, São Paulo)
Harvey Nichols – Accessories Required campaign (Y&R Dubai)
Decode Bing with Jay-Z – Decode Bing with Jay-Z (Droga5, Nova York)
Land Rover – Passport Stamps (RKCR/Y&R, Londres)
Ações Digitais Mais Premiadas
Old Spice Body Wash – Responses campaign (Wieden+Kennedy, Portland).
Zenith Independent Band – Sour/Mirror (Masashi Qanta Saquoosha Hiroki,Tóquio)
Google Chrome – Speed Tests (BBH/Google Creative Lab, Nova York)
Mini Countryman – Mini Getaway Stockholm (Jung von Matt, Estocolmo)
Uniqlo – Uniqlo Luck Line (Dentsu, Tóquio)
All Gunns Blazing (para campanhas integradas, Titanium, inovação)
Decode Jay-Z with Bing (Droga5, Nova York)
Concert Hall Dortmund – Concert Milk (Jung von Matt, Hamburgo)
Campanha de Old Spice
(as três acima ficaram em primeiro lugar empatadas)
Nike – Write The Future (Wieden+Kennedy, Amsterdã/AKQA Londres)
WWF – Save As WWF (Jung von Matt, Hamburgo)
Países Mais Premiados
Estados Unidos
Reino Unido
Brasil
Argentina
Alemanha
Anunciantes Mais Premiados
Nike
Volkswagen
Google
Old Spice
WWF
Produtoras Mais Premiadas
@radical.media (Nova York, LA, Sydney, Berlim)
Independent/Anonymous@Independent (Londres)
Smuggler (Nova York, Los Angeles, Londres)
MJZ (Nova York, LA, Londres)
Stink /Stink Digital (Londres, Berlim, Paris)
Diretor de Comerciais Mais Premiado
Alejandro Gonzalez Inarritu (de Write the Future)
Chris Milk
Thanonchai Sornsriwichai
Henry Alex-Rubin
Fredrik Bond
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público