As polêmicas de Miley Cyrus na publicidade
Grande atração do VMA, cantora já apareceu nua em anúncio e comandou revolta no Twitter contra marca
Grande atração do VMA, cantora já apareceu nua em anúncio e comandou revolta no Twitter contra marca
Felipe Turlao
27 de agosto de 2013 - 3h40
A apresentação de Miley Cyrus no Video Music Awards (VMA) 2013, realizado no domingo, 25, ainda causa muita repercussão na web. O lado negativo: muitos memes foram criados para satirizar o penteado, a roupa e, principalmente, a atuação da atriz que se apresentou ao lado de Robin Thicke. O lado positivo: nunca se falou tanto dela e do evento.
Esse, no entanto, foi apenas mais um capítulo no livro de polêmicas que a cantora tem escrito especialmente desde meados de 2008, quando começou a fazer uma transição de sua carreira então marcada pela personagem teen Hannah Montana, protagonista da série homônima que estreou em 2006 no Disney Channel, e que terminou no começo de 2011.
Por mais que gere polêmica (confira algumas abaixo), ela está, seguramente, no centro da conversa da cultura pop. Em relação ao VMA, a atração quebrou recordes na televisão, com 10 milhões de audiência (contra os 6 milhões do ano passado) e nas redes sociais, quando a performance de Miley atraiu nada menos que 306 mil tweets por minuto. Trata-se de um novo recorde, superando o show de Beyoncé no último Super Bowl.
O gestor de sua carreira, Larry Rudolph, afirmou recentemente ao Hollywood Reporter que a evolução da carreira da artista é orgânica e saudável. Essa transição, em muitos momentos, esteve atrelada à publicidade. Confira algumas polêmicas de Miley Cyrus nessa esfera:
2008 – Campanha “Got milk”
Lançada em 1993, a longeva campanha “Got Milk”, da Goodby, Silvertein & Partners para uma associação de produtores de leite da Califórnia fez imenso sucesso e tem lembrança de 90% dos norte-americanos. A ideia da ação era encorajar as pessoas a consumirem leite de vaca e seu principal “código” era o famoso “bigodinho de leite” que aparecia após as pessoas tomarem um copo do produto.
Mas claro que quando Miley Cyrus estrelou a campanha, a polêmica estava garantida. Alguns blogueiros, na época, afirmaram que a imagem não condizia com a de um ídolo teen. “Eles realmente pensam que é uma boa ter Miley Cyrus com um bigode branco?”, questionou Kevin Touch, do blog 2snaps.tv. O que ajudou a alimentar a polêmica foi uma foto publicada na Vanity Fair algumas semanas antes na qual a atriz fazia topless (na verdade, estava coberta por um pano), ato considerado chocante para sua imagem na época.
“Miley está arruinando seu império de US$ 1 bilhão por causa de más decisões de sua estratégia de relações públicas”, afirmou o blog Adsavvy.org.
2011 – Twittaço contra a marca Urban Outfitters
Em 2011, a marca Urban Outfitters foi acusada nos Estados Unidos de roubar conceitos de um designer independente. Um movimento nas redes sociais condenou a marca e Miley twittou: “adoro que todos estejam odiando a Urban Outfitters”. Como consequência, seus fãs deram uma dimensão ainda maior ao fato. Hoje, a cantora tem nada menos que 13,4 milhões fiéis seguidores no Twitter.
Julho de 2013 – Nua para Marc Jacob´s
Uma campanha de caridade da marca Marc Jacob´s pretendia chamar atenção para uma camiseta especialmente feita para o instituto de câncer de pele da Universidade de Nova York. Mesmo com a participação de gente como Naomi Campbll e Victoria Beckham, foi a presença de Miley que deu à campanha contornos de polêmica (e repercussão, claro). Sob o conceito “Proteja a pele que te veste”, a atriz aparece nua. Mesmo com a boa causa, houve repercussão negativa de algumas partes.
Agosto de 2013 – campanha para VMA
O show de Miles no VMA foi precedido de uma campanha também polêmica, em que ela aparece com shorts curto e pose sensual para divulgar o evento. Ao final, a frase: “Miley está chegando para você”.
Confira abaixo outros comerciais (não tão polêmicos) estrelados por Miley Cyrus. Você se lembra de mais algum?
Compartilhe
Veja também
Para destacar a Amazônia, Natura nomeia Isabelle Nogueira como embaixadora
Neste ano, a marca de beleza estreia como patrocinadora principal do Festival de Parintins, reforçando sua atuação junto às comunidades da região
Casas Bahia oferece R$ 1 bilhão em crédito no Dia das Mães
Rede de varejo repete estratégia de negócios feita na Black Friday e reúne Gil do Vigor e Bia do Brás em campanha