Comunicação

Barilla explora conexão entre massas e Fórmula 1 em campanha

Criada pela LePub, a campanha divulga o novo posicionamento global da marca, voltado para conexões reais

i 3 de setembro de 2025 - 9h53

 

Barilla e F1

“Tastes Like Family” retrata o novo posicionamento global de Barilla (Créditos: Divulgação)

Barilla lança nesta quarta-feira, 3, a campanha global “Tastes like family”, que explora a conexão de décadas entre dois ícones italianos: a massa e a Fórmula 1.

Criada pela agência LePub e planejada globalmente pela Publicis Media, a campanha é inspirada na história de Luigi Montanini, conhecido como Pasticcino — primeiro cozinheiro de paddock da Fórmula 1.

O filme recria a trajetória do italiano que, após o primeiro Grande Prêmio de 79, passou mais de uma década viajando com equipes de Fórmula 1, promovendo um momento de união com pilotos durante as refeições, nos intervalos entre corridas.

A marca recriou o ambiente dos paddocks dos anos 70, com o auxílio de consultores e historiadores profissionais de Fórmula 1, de maneira a produzir um conteúdo autêntico e fiel aos carros e equipamentos da época.

O novo posicionamento global da Barilla é um convite para desacelerar e construir conexões verdadeiras a partir de momentos pequenos do dia a dia. A ideia surge a partir de um levantamento do Grupo Barilla em colaboração com a Universidade de Minnesota, que revelou que 63% das pessoas comem sozinhas durante a semana.

“Em um tempo em que muitos estão desconectados, esta campanha destaca a riqueza emocional escondida em atos cotidianos. A história de Pasticcino é uma ilustração vívida de como um prato de massa pode transformar uma interação comum em um momento de troca significativa”, conta Ilaria Lodigiani, chief category & marketing officer na Barilla.

A campanha está prevista para se estender ao longo do ano, com presença em televisão, mídia out-of-home (OOH) e redes sociais.