Brastemp e Consul escolhem Gut como nova agência
Após crise com a DM9 em Cannes, Whirpool encerra concorrência e define nova parceira para suas marcas

Fabricante de Consul e Brastemp, Whirpool definiu a Gut como sua nova agência de publicidade (Crédito: Reprodução/Facebook)
A Whirpool definiu o processo de concorrência que havia aberto para escolher a nova agência de publicidade para as marcas Brastemp e Consul. A Gut foi a vencedora e será responsável por liderar as estratégias de comunicação das empresas de eletrodomésticos.
O processo de concorrência foi conduzido pela Scopen e contou também com a participação de AlmapBBDO, BETC, Euphoria, David e WMcCann.
Em comunicado ao mercado, Gustavo Ambar, diretor geral da Whirpool Brasil, declarou que, assim como sempre fazem em todos os processos, a empresa conduziu uma análise cuidadora de diversas participantes, para garantir que a escolha pela Gut refletisse não apenas a “capacidade técnica, como também alinhamento com os valores e a visão da Whirpool e de suas marcas”.
Bertha Fernandes, head de marcas e comunicação da Whirpool, reforça que a chegada da Gut vem para somar a trajetória da empresa e apoiar as estratégias de comunicação de forma ainda mais eficiente e consistente.
“A nova parceria é mais um passo que damos em compromisso de continuar inovando, conectando Brastemp e Consul com nossos consumidores e tornando seu dia a dia mais inspirador”, destaca.
Crise e rompimento entre Whirpool e DM9
A relação entre a Whirpool e a DM9 terminou após uma crise, de repercussão internacional, que fez com que marca e agência perdessem um Grand Prix na edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
O trabalho “Economia Eficiente de Energia”, criada pela DM9 para a Consul, usou manipulações no videocase, algo que foi alvo de denúncias e, posteriormente, de punição por parte do júri do Cannes Lions.
Além da desclassificação desse trabalho, a crise levou a DM9 a fazer outra investigação interna e devolver outros 10 troféus, conquistados este ano com outros dois cases.
Após a crise do Cannes Lions, a DM9 assumiu a responsabilidade pela criação do trabalho e a Whirpool declarou que não tolerava qualquer tipo de manipulação.
Whirpool e DM9 haviam iniciado a parceria em março de 2024, quando a DM9 passou a cuidar dos trabalhos publicitários full service de Brastemp e Consul. Antes disso, porém, a agência já era a responsável pelos trabalhos de social media das duas marcas.
Já antes da DM9, Brastemp e Consul ficaram por oito anos na carteira da FCB Brasil.