Após crise com DM9, Whirpool abre concorrência
Empresa está em processo de seleção de agência de publicidade para atender as marcas Consul e Brastemp

Fabricante de Consul e Brastemp, Whirpool abriu concorrência para selecionar nova parceira de publicidade (Crédito: Reprodução/Facebook)
Quase dois meses depois de ter rompido a parceria com a DM9, agência que era responsável pela publicidade das marcas Consul e Brastemp, a Whirpool está em busca de uma nova parceira de publicidade.
A companhia de eletrodomésticos abriu um processo de concorrência, que está sendo conduzido pela Scopen, e já deu início à fase de seleção das agências.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, estariam participando da concorrência da Whirpool a AlmapBBDO, BETC, Euphoria, David, Gut e WMcCann.
Procurada pela reportagem, a Whirpool enviou um comunicado em que afirma que “A Consul, assim como todas as marcas da Whirpool, não divulga publicamente informações sobre seus contratos e fornecedores”.
Crise e rompimento entre Whirpool e DM9
A relação entre a Whirpool e a DM9 terminou após uma crise, de repercussão internacional, que fez com que marca e agência perdessem um Grand Prix na edição deste ano do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
O trabalho “Economia Eficiente de Energia”, criada pela DM9 para a Consul, usou manipulações no videocase, algo que foi alvo de denúncias e, posteriormente, de punição por parte do júri do Cannes Lions.
Além da desclassificação desse trabalho, a crise levou a DM9 a fazer outra investigação interna e devolver outros 10 troféus, conquistados este ano com outros dois cases.
Após a crise do Cannes Lions, a DM9 assumiu a responsabilidade pela criação do trabalho e a Whirpool declarou que não tolerava qualquer tipo de manipulação.
Whirpool e DM9 haviam iniciado a parceria em março de 2024, quando a DM9 passou a cuidar dos trabalhos publicitários full service de Brastemp e Consul. Antes disso, porém, a agência já era a responsável pelos trabalhos de social media das duas marcas.
Já antes da DM9, Brastemp e Consul ficaram por oito anos na carteira da FCB Brasil.