Como a TIM transformou música em vibrações?
Recurso foi lançado para que pessoas com deficiência auditiva consigam sentir as canções em casa ou em apresentações ao vivo

Tim transformará música em vibrações para deficientes auditivos (Crédito: Divulgação)
O Tim Music Noites Cariocas, que aconteceu entre os dias 6 e 14 de junho deste ano, não foi apenas marcado pelos shows de nomes como Martinália, Samuel Rosa, Daniela Mercury, entre outros, mas também pelos primeiros testes do Tim Vibe.
A iniciativa tangibiliza um projeto de inclusão social da operadora de telefonia que transforma sons em vibrações táteis em tempo real, para que pessoas com deficiência auditiva possam “sentir a música” em apresentações ao vivo, ou em casa.
Desenvolvida em parceria com a BETC Havas, e com o suporte da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), a aplicação está disponível na página inicial do Meu Tim e para acessar só habilitar o microfone do celular para captar, em tempo real, a música que estiver tocando no ambiente.
“Buscamos, realmente, algo que tivesse essa dinâmica mais fluida. O Tim Vibe faz parte de um dos muitos pilares importantes nós, como música, diversidade, inclusão, tecnologia voltada para temas sociais”, explica Camila Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marca da Tim.
A plataforma faz parte de um hub criativo focado em desenvolver projetos inovadores que já apresentou iniciativas como o jogo Genius que usa a bateria do smartphone no lugar das pilhas para estimular a conexão entre as pessoas longe das telas, e o Tim Block Pin, dispositivo que bloqueia a tela do celular quando ele se afasta, trazendo mais segurança para os usuários.
O próximo passo para a apresentação do Tim Vibe, é o lançamento oficial no festival Na Praia, em Brasília. Essa solução estará disponível para clientes e não clientes usaremos em todos os momentos.
A executiva explica que a empresa entende que o mercado de entretenimento tem espaço para evoluir em questões de inclusão. “Vemos o mercado de entretenimento se adaptando, grande parte dos shows já conta com intérprete de Libras no palco, mas há espaço para evoluir. O resultado dessa provocação é um recurso que transforma som em vibração tátil. Nossa ideia é seguir inovando com propósito, reforçando ainda mais a nossa plataforma de marca sob o conceito ‘Você pode tudo’”, diz.
A conexão com a música ficou mais inclusiva! Conheça o TIM Vibe. Uma nova função no app Meu TIM transforma as ondas sonoras de músicas e shows em vibrações no seu celular. Agora, pessoas com deficiência auditiva podem sentir, vibrar e curtir a música de maneira mais imersiva. pic.twitter.com/Lmz47dNBeA
— TIM BRASIL (@TIMBrasil) July 19, 2025
Campanha de lançamento
Para reforçar a plataforma, na próxima terça-feira, 22, a Tim lançará uma campanha protagonizada pela Iza, uma das embaixadoras da operadora, que acontecerá nas redes sociais com um vídeo que traz uma sequência de cenas de shows patrocinados pela Tim.
O filme mostra registros reais dos testes do Tim Vibe com as vibrações ganhando ritmo acompanhando a música e revelando a essência da nova tecnologia. Após o lançamento do filme, Ivete Sangalo, também embaixadora da marca, e outros influenciadores do squad da empresa, que conta com nomes como Diva Depressão e Pequena Lô, darão sequência a comunicação.