Conar dá sentença sobre o “Ruivo da Nextel”
Quase dois meses depois de proibir a veiculação da campanha que provocava as outras operadoras, Conselho julga filme criado pela Tribal Worldwide
Quase dois meses depois de proibir a veiculação da campanha que provocava as outras operadoras, Conselho julga filme criado pela Tribal Worldwide
Bárbara Sacchitiello
24 de maio de 2018 - 15h40
Mais de dois meses depois de ter concedido uma liminar que proibia a veiculação de um comercial da Nextel, o Conselho de Ética do Conar julgou o processo da campanha, que causou polêmica por apresentar o personagem “Ruivo”, famoso em comerciais de outra operadora, fazendo claras provocações às concorrentes.
No filme, lançado em março deste ano, a Tribal Worldwide escalou o ator João Cortês para interpretar o Ruivo, mesmo personagem que ele defendeu por anos nos comerciais da Vivo. Nas cenas, ele fazia várias provocações às outras operadoras, o que rendeu denúncias ao Conar. Por ter considerado que a propaganda era ofensiva à concorrência, o Conselho determinou a suspensão imediata do comercial, impedindo a agência e o anunciante de veicula-lo em qualquer mídia.
A Nextel acatou a determinação do Conar e, naquela mesma semana, lançou uma nova versão do comercial com o ator mudando os cabelos e apresentando-se como o “Moreno da Nextel”. Relembre:
https://www.youtube.com/watch?v=w0sOgpkPBJM
Apesar da liminar, o Conar deu continuidade ao processo e o julgamento do caso foi realizado nessa terça-feira, 22. Os conselheiros da entidade confirmaram a decisão prévia, determinando a sustação da peça publicitária – ou seja, anunciante e agência não podem voltar a exibir o comercial. Nextel e Tribal Worldwide, entretanto, ainda podem entrar com o recurso caso desejem que o processo seja julgado em segunda instância.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público