Consumidor: essencial nos comerciais do Super Bowl
Coca-Cola, Audi, Pepsi e outras marcas apostam em estratégias para engajar as pessoas
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Felipe Turlao
24 de janeiro de 2013 - 3h07
Na semana passada, alguns dos anunciantes que garantiram presença nos espaços avaliados em US$ 3,8 milhões do Super Bowl, indicaram o que irão apresentar no espaço de 30 segundos ou mais a que terão direito. A principal tendência será a estratégia de engajamento em que consumidor escolhe o final.
O grande destaque foi a Coca-Cola, que adiantou parte do filme de 60 segundos que será exibido no próximo dia 3 (confira abaixo do texto). Com estratégia de gamificação – uso de técnicas de jogos eletrônicos para enriquecer contextos –, o comercial “The Mirrage”, criado pela Wieden+Kennedy, pede ao telespectador que escolha pela internet o vencedor de uma corrida maluca no deserto, protagonizada por personagens improváveis, que lembram os de filmes como “Mad Max” e “Priscilla, Rainha do Deserto”. A ação terá desdobramento nas redes sociais e o anunciante já prometeu aos primeiros 50 mil consumidores que se engajarem na campanha online logo após o jogo uma garrafa de Coca-Cola.
A Audi também adotou estratégia parecida e lançou um concurso para eleger dentre três finais distintos aquele que irá ao ar no Super Bowl. O filme mostra um jovem dirigindo o novo Audi S6, e tomando atitudes como parar o carro na vaga do diretor da escola e beijar a rainha de uma festa. A partir daí, o consumidor decide o que vai ocorrer.
Outras iniciativas que buscam a interação com o consumidor foram protagonizadas por Pepsi, que pediu o envio de fotos de consumidores e recebeu 90 mil, sendo que até 300 delas serão exibidas em seu comercial; Toyota, que também recebeu fotos e que selecionará uma para mostrar no comercial; e Doritos, que pelo sétimo ano consecutivo pediu aos consumidores que criassem comerciais. Das três mil ideias enviadas ao anunciante, duas foram selecionadas.
Há ainda mais marcas que já indicaram o que levarão ao Super Bowl. Uma delas é Taco Bell, que exibiu um teaser onde um senhor acima dos 80 anos apara o gramado de um estádio. Time Warner Cable afirmou que levará um comercial com personagens da série de zumbis “The Walking Dead”, e a marca de pistaches Wonderful Pistachios terá o artista sul-coreano Psy como astro dos 30 segundos a que tem direito. Em meio a tudo isso, Baltimore Ravens e San Francisco 49ers disputam o título do futebol americano.
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