Facebook Awards: Africa e Blue Hive premiadas
Etapa global do prêmio concede Ouro e Prata para as agências brasileiras na categoria Best Use of Facebook; “Straight Outta”, da R/GA, vence o Blue Award
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Isabella Lessa
16 de junho de 2016 - 10h30
Dois cases brasileiros foram premiados na etapa global do Facebook Awards 2016. “Livros na Timeline”, criado pela Africa para o Itaú, recebeu 1 Ouro na categoria Best Use of Facebook. Lançado em abril deste ano, o projeto faz parte da campanha “Leia para uma Criança” do banco, que tem o objetivo de incentivar a leitura dos adultos para as crianças. Para isso, a agência disponibilizou, até o momento, os livros “O Menino e o foguete”, de Marcelo Rubens Paiva e “O Sétimo Gato”, de Luis Fernando Verissimo”, por meio da plataforma Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para mobile.
Na mesma categoria, a campanha Don’t Like & Drive, da Blue Hive Brasil (atual GTB) para a Ford, conquistou 1 Prata. Com o intuito de alertar os motoristas sobre os perigos de acessar as redes sociais ao dirigir, a agência desenvolveu peças em que o coração, ícone de “likes” no Instagram, ocupa praticamente toda a imagem, ocultando pedestres, crianças e ciclistas na rua.
Em sua quinta edição, a premiação entregou 29 troféus – Blue, Ouro, Prata e Bronze – a onze diferentes países. O Blue, principal prêmio do evento, foi para o trabalho “Beats by Dre”, da R/GA, na categoria Beyond Facebook/Integrated. Assim como o “Ice Bucket Challenge”, vencedor azul do ano passado, a ação é um call to action. Embora não tenha sido focado em uma causa beneficente, o case convidou os usuários da rede social a exaltarem sua cidade natal com a hashtag #StraightOutta e um app customizador de memes. A ideia surgiu para promover “Straight Outta Compton”, longa que resgata as raízes do Dr. Dre, dono da Beats by Dre e dos demais rappers que integraram o grupo N.W.A., como Ice Cube e Eazy-E.
Para D’Arcy, os três cases são reflexo da crescente conexão entre marketing e causas, tema que segundo ele, permeará as discussões no Festival de Cannes 2016. “O marketing está se mesclando com ideias que importam para as pessoas, de questões divertidas e pessoais a assuntos mais complexos e sérios. E o lugar onde essas conversas acontecem é no social e no mobile”, afirma. De fato, a maior parte dos trabalhos premiados nessa edição do Facebook Awards estão conectadas a causas socais. Um dos vencedores de Ouro em Beyond Facebook/Integrated, o case “Share the Load”, da BBDO India, nasceu para recuperar a relevância da marca Ariel entre os consumidores, mas acabou servindo de combate à ideia de que tarefas domésticas são somente papel da mulher.
Mais uma vez, os Estados Unidos foram o país que conquistou mais estatuetas, dessa vez com 13 prêmios, quatro a menos do que na edição anterior. Austrália, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Egito, Espanha, França, Líbano e Nova Zelândia foram os demais países premiados. Diante do crescimento das inscrições a partir de 2014, o Facebook introduziu, nesse ano, as etapas regionais do prêmio, cujos resultados foram divulgados em maio. O Brasil foi o grande vencedor dentre os países latino-americanos com nove troféus, entregues às agências Africa (6), Blue Hive (1), F.biz (2).
Confira os vencedores da etapa global do Facebook Awards 2016:
Blue
Categoria: Beyond Facebook/Integrated
“Straight Outta” – R/GA (EUA)
Ouro
Categoria: Beyond Facebook/Integrated
“The Subaru Make a Dog’s Day Initiative – Subaru of America” – Carmichael Lynch (EUA)
“Unsuitable Journey – M.J. Bale”, da Whybin/TBWA Sydney (Austrália)
“Ariel – Share the Load” – BBDO India (Índia)
Categoria: Best Use of Facebook
“SONIC #SquareShakes – SONIC Drive-In” – Goodby Silverstein & Partners (EUA)
“Livros na Timeline” – Africa (Brasil)
“Silent Ads – Hotels.com” – CP+B (EUA)
“The Boys – Pacific Brands Underwear” – Clemenger BBDO Melbourne (Austrália)
Categoria: Facebook for Good
“Give Me A Heart – Organ, tissue, and eye donation” – Ogilvy & Mather Chicago (EUA)
Categoria: Small Business
“This Unicorn Changed the Way I Poop” – Squatty Potty (EUA)
Prata
Categoria: Innovation
“Dreams of Dali – The Dali Museum” – Goodby Silverstein & Partners (EUA)
“F21 Thread Screen – Forever 21” – Breakfast (EUA)
Categoria: Facebook for Good
“KAFA (enough) Violence & Exploitation – NGO” – Leo Burnett Beirut (Líbano)
Categoria: Beyond Facebook/Integrated
“Justino — Loterias y Apuestas del Estado” – Leo Burnett Madrid (Espanha)
Categoria: Best Use of Facebook
“Smirnoff Instagram Your Fridge – Lion” – Special Group (Nova Zelândia)
“Bufferface – Verizon” – R/GA (EUA)
“Don’t Like & Drive – Ford Motor Company” – Blue Hive Brazil (Brasil)
“The Tough Sell – Volkswagen” – DB Sydney (Austrália)
Bronze
Categoria: Facebook for Good
“I Am A Witness – Ad Council” – Ad Council (EUA)
“Give Mom Back Her Name – NGO” – Impact BBDO (Egito)
Categoria: Beyond Facebook/Integrated
“Rainbows – Frito-Lay” – Goodby Silverstein & Partners (EUA)
Categoria: Best Use of Facebook
“Handheld – Westpac” – DDB (Nova Zelândia)
“The Laziest Competition Ever – Carlton and United Brewing” – Clemenger BBDO Melbourne (Austrália)
“Saudi Women’s Online March – P&G” – Leo Burnett Beirut (Arábia Saudita)
Vencedores do Shortlist
Categoria: Facebook for Good
“Adoptable Trends – Pet Adoption” – Dieste (EUA)
“#nolikesforracism – Licra” – DDB Paris (França)
Categoria: Innovation
“Catstacam – Mars Petcare” – Clemenger BBDO Sydney (Austrália)
“Mother’s First Song – AIA Life Korea” – The Creamunion (Coréia do Sul)
Categoria: Small Business
“Eddie the Eagle Promotion – Jimmy Beans Wool” – Jimmy Beans Wool (EUA)
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