F/Nazca é agência com clientes mais satisfeitos
Pesquisa aponta Africa como mais admirada e AlmapBBDO como mais “exemplar”
F/Nazca é agência com clientes mais satisfeitos
BuscarF/Nazca é agência com clientes mais satisfeitos
BuscarPesquisa aponta Africa como mais admirada e AlmapBBDO como mais “exemplar”
Alexandre Zaghi Lemos
9 de dezembro de 2016 - 14h31
Mais completo estudo de avaliação de agências de publicidade realizado no mercado brasileiro, a pesquisa Agency Scope é feita a cada dois anos pela espanhola Scopen, que até o ano passado se chamava Grupo Consultores, e acaba de concluir a sua edição de 2016. Entre maio e setembro foram entrevistados 405 vice-presidentes, diretores e gerentes de marketing de 372 empresas anunciantes. Eles concederam notas a agências em onze quesitos, que ganharam pesos diferentes: criatividade eficaz, planejamento estratégico e capacidade de inovação, as três características consideradas principais pelos clientes tiveram peso 5; qualidade da produção, atendimento, criatividade original e relação qualidade/preço receberam peso 4; serviços de mídia e serviço digital, ganharam peso 3; os serviços integrados tiveram peso 2; e o serviço internacional, peso 1. Isso permite a elaboração de diversos rankings, com várias agências ocupando o primeiro lugar em um ou mais atributos.
Considerando a média ponderada da percepção global de todos os entrevistados, as mais bem avaliadas foram Africa, AlmapBBDO e Ogilvy. Já no recorte em que os anunciantes avaliam apenas as agências com as quais trabalham, e, portanto, conhecem melhor, as vencedoras são F/Nazca S&S, Crispin Porter + Bogusky e Artplan. Neste caso, a agência precisava ser avaliada por pelos menos sete clientes seus para constar no ranking.
A Africa lidera ainda outras três avaliações propostas pelo Agency Scope. Ela é a top of mind em conhecimento espontâneo, à frente de DM9DDB e AlmapBBDO. Na percepção de criatividade dos executivos de marketing a Africa também lidera, à frente de AlmapBBDO e F/Nazca S&S.
Os pesquisadores pediram ainda que os anunciantes fizessem um exercício e apontassem, das agências com as quais não trabalham, as três que convidariam para um hipotético processo de concorrência. Neste caso, a Africa foi novamente a mais citada, seguida por AlmapBBDO e DM9DDB.
Finalmente, os entrevistados foram chamados a apontar duas agências que consideram “exemplar”. A mais mencionada foi a AlmapBBDO, à frente de Africa e Ogilvy.
Para complementar as avaliações de mercado que desenvolve, a Scopen também inclui no estudo entrevistas com 304 profissionais atuantes em 57 agências de publicidade, digitais e marketing promocional. Considerando os mesmos onze atributos e seus respectivos pesos, as mais bem avaliadas foram Lew’Lara\TBWA, Crispin Porter + Bogusky e Wieden + Kennedy. Para constar neste ranking, a agência tinha de ser mencionada pelo menos por dez publicitários que não fossem seus sócios, diretores ou funcionários.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público