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Comunicação

GroupM deixa de existir e dá lugar à marca global WPP Media

Com rebranding, companhia de mídia enfatiza união de mídia, dados, produção e soluções da WPP Open, plataforma de inteligência artificial da holding


28 de maio de 2025 - 13h22

Nota atualizada às 14h53

Mark Read, CEO do WPP, revela que a mudança de nome atende melhor aos clientes na era da IA (Crédito: Arthur Nobre)

O WPP oficializou nesta quarta-feira, 28, o lançamento da marca WPP Media. Com isso, a marca GroupM deixa de existir, depois de 20 anos.

Esse movimento foi antecipado pelo Ad Age, no início deste mês.

Hoje, a companhia gerencia mais de US$ 60 bilhões de investimentos em mídia no mundo e trabalha com mais de 75% dos maiores anunciantes globais, espalhados por 80 mercados.

O WPP Media é formado pelas empresas Mindshare, Wavemaker e EssenceMediacom, que continuarão existindo com seus respectivos times.

Com a mudança, o WPP quer enfatizar a conexão da operação de mídia com a WPP Open, sistema de inteligência artificial (IA) proprietário, para alavancar as soluções de mídia integradas a criatividae, produção, dados e commerce.

Hoje, a plataforma é sustentada por investimentos de £300 milhões anuais, além de parcerias com empresas de IA.

Segundo Mark Read, CEO do WPP, a mudança de nome atende melhor aos clientes na era da IA, caracterizada pela conversão entre tecnologia e talento. Ele disse, em nota, que o GroupM foi construído quando a escala de mídia era o fator mais importante, e que o WPP Media reflete o poder da união entre dados, IA e tecnologia para soluções mais simples e integradas.

“Nossa visão para o futuro é clara: marketing que seja munido por lados, gerenciados por times conectados por pessoas brilhantes e repleto de novas oportunidades para nossos clientes”, disse Read.

Por aqui, a operação de mídia da holding iniciada há quatro anos, WPP Media Services, mais conhecida como WMS, já carregava o nome da marca global. De agora em diante, a empresa comandada pela CEO Carol Buzetto abandona o “Services” e torna-se, oficialmente, WPP Media, como no resto do mundo.

“Já tínhamos essa estrutura transversal e essa mudança apenas nos fortalece. O WPP vem investindo muito em IA e todas as transformações na mídia nos obrigam, como holding e empresa, a ter uma capilaridade que permeie tudo. Isso também vale para o lado do anunciante”, comenta a executiva.

No Brasil, a WPP Media conta com uma equipe de 900 pessoas e abrange as marcas Essencemediacom, i-Cherry, Fbiz, Mutato, Grey, Ogilvy e VML, além das unidades específicas para clientes: OpenX (TCCC), Vteam (Visa), WPPatCP (Colgate-Palmolive) e L’Team (L’Óreal).

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