Gunn Report: Hemoba é ideia mais premiada
Ação ?Meu Sangue é Rubro Negro?, da Leo Burnett Tailor Made, é a ?grande ideia? mais pontuada da história do ranking
Ação ?Meu Sangue é Rubro Negro?, da Leo Burnett Tailor Made, é a ?grande ideia? mais pontuada da história do ranking
Meio & Mensagem
12 de fevereiro de 2014 - 12h26
Leo Burnett Tailor Made, AlmapBBDO, F/Nazca S&S, Ogilvy e ParanoidBR foram as empresas brasileiras citadas no Gunn Report 2013, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira, 12.
AlmapBBDO é a segunda agência mais premiada de 2013 e a Ogilvy Brasil, a terceira (a melhor posição já alcançada pela agência no Gunn Report). A primeira colocação foi dividida entre McCann Melbourne e Wieden+Kennedy de Portland. A Almap figura ainda na quarta posição na lista entre as agências mais premiadas em digital, ranking liderado pela R/GA de Nova York.
A ação “Meu sangue é rubro negro”, da Leo Burnett para o Hemoba e Esporte Clube Vitória, ficou em primeiro lugar na categoria All Gunns Blazing, referente às grandes ideias, com destaque para o fato de que esta foi a ação mais pontuada da na história do ranking nesta categoria. O case “Fãs Imortais”, da Ogilvy & Mather Brasil para o Sport Recife, ficou em quarto lugar.
Considerando os quatro rankings de campanhas do Gunn Report, que envolvem filmes, digital, impressos e grandes ideias (All Gunns Blazing), a campanha para o Hemoba e Vitória ficou em segundo lugar em pontuação, perdendo apenas para a ação "Dumb Ways to Die", da McCann Melbourne para a Companhia de Metrô Australiana. Na mesma lista, a Ogilvy está em quarto lugar com a campanha “Retratos da Real Beleza” para Dove.
O case de Melbourne foi o mais premiado como comercial e ação digital, além de ter ficado na terceira posição em impresso e em segundo como grande ideia. No ranking de comerciais mais premiados está o filme “Alma”, da F/Nazca S&S para Leica, na quinta posição.
As operações Paranoid Brasil e Los Angeles mereceram a segunda posição entre as produtoras mais pontuadas, atrás da Biscuit Filmworks.
Entre os países, o Brasil foi o quarto mais premiado, perdendo para Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. A Austrália quebrou uma dobradinha entre EUA e Reino Unido que durava 14 anos.
Entre os profissionais, destaque para Marcos Kotlhar, da AlmapBBDO, que está no quinto lugar entre os diretores de cena mais pontuados. Apesar de ser diretor de arte, ele se destacou pelas campanhas Getty Images, "85 segundos" e "Do amor ao bingo", que foram rodadas internamente na agência.
A BBDO ficou em primeiro no lugar no ranking que lista as redes mais premiadas, seguida pela Ogilvy, DDB, Leo Burnett e a McCann, que ficou na quinta colocação e atingiu seu melhor ranking na história.
Confira os premiados:
Comerciais:
1. Metro Trains • Dumb Ways to Die (McCann Melbourne)
2. Southern Comfort • Whatever’s Comfortable – Beach (Wieden+Kennedy, New York)
3. Carlton Draught • Beer Chase (Clemenger BBDO (Melbourne)
4. Axe • Susan Glenn (BBH, New York)
4. Leica M Monochrom Camera • Soul (F/Nazca, São Paulo)
Mídia impressa:
1. Expedia Travel • Luggage Labels campaign (Ogilvy & Mather, London)
2. Harvey Nichols Sale • Pelicans (Y&R Dubai)
3. Coca-Cola • #Cokehands (Ogilvy & Mather, Shanghai)
3. Metro Trains • Dumb Ways to Die (McCann Melbourne)
3. The Sunday Times Rich List • Rich List 2013 pool (CHI & Partners, London)
Digital:
1. Metro Trains • Dumb Ways to Die (McCann Melbourne)
2. Nike+ Fuelband • Nike+ Fuelband (R/GA, New York)
3. Adidas Neo • Window Shopping (TBWA\Helsinki)
4. Google / Lego • Build With Chrome (M&C Saatchi/Mark, Sydney)
4. The JFK Presidential Library & Museum • Clouds Over Cuba (The Martin Agency, Richmond VA)
All Gunn Blazing (grandes ideias):
1. Hemoba/Vitoria FC • My Blood Is Red & Black (Leo Burnett Tailor Made, São Paulo)
2. Metro Trains • Dumb Ways to Die (McCann Melbourne)
3. Nike+ Fuelband • Nike+ Fuelband (R/GA, New York)
4. Sports Clube de Recife • Immortal Fans (Ogilvy Brasil, São Paulo)
5. Samsung Life Insurance • The Bridge of Life (Cheil Worldwide, Seoul)
Campanhas mais premiadas na soma das categorias:
1. Metro Trains • Dumb Ways To Die
2. Hemoba/Vitoria FC • My Blood Is Red & Black
3. Nike+ Fuelband • Nike+ Fuelband
4. Dove • Real Beauty Sketches
5. Australian Defence Force • Mobile Medic
Países:
1. EUA
2. Austrália
3. Reino Unido
4. Brasil
5. França
Anunciantes:
1. Nike
2. Volkswagen
3. Axe / Lynx
4. Coca-Cola
5. Google
Produtoras:
1. Biscuit Filmworks (London, New York, LA)
2. Paranoid (Los Angeles, São Paulo)
3. MJZ (London, LA, New York)
4. Rattling Stick (London, Los Angeles)
5. Henry de Czar (Paris)
Diretores de cena:
1.Tim Godsall (Austrália)
2. Ringan Ledwidge (UK, USA)
3. Julian Frost (Australia)
3. Tom Kuntz (USA)
5. Steve Ayson (Australia, NZ, Thailand)
5. Marcos Kotlhar (Brasil)
Agências:
1. Wieden+Kennedy (Portland, New York)
2. McCann (Melbourne)
3. AlmapBBDO (São Paulo)
4. Ogilvy Brasil (São Paulo)
5. BBH (London)
5. Clemenger BBDO (Melbourne, Sydney)
Agências digitais:
1. R/GA (New York) (pela segunda vez consecutiva)
2. Forsman & Bodenfors (Gothenburg)
3. McCann (Melbourne)
4. AlmapBBDO (São Paulo)
4. Wieden+Kennedy (Portland, New York)
Redes:
1. BBDO
2. Ogilvy
3. DDB
4. Leo Burnett
5. McCann
O editor convidado de 2013 é Tony Granger, CCO global da Y&R. Ele contribuiu com o seu comentário pessoal no relatório e capítulos sobre os trabalhos mais premiados em Filme, Impresso, Digital e Grandes Ideias.
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