Assinar

Morre o publicitário e comunicador Paulo Giovanni

Buscar

Morre o publicitário e comunicador Paulo Giovanni

Buscar
Publicidade
Comunicação

Morre o publicitário e comunicador Paulo Giovanni

Ele faleceu aos 72 anos, neste domingo, 1º de outubro; até 2016, foi o principal executivo do Publicis Groupe no Brasil; velório e sepultamento serão em São Paulo, na terça, dia 3


1 de outubro de 2023 - 19h02

Faleceu neste domingo, dia 1º de outubro, o publicitário Paulo Giovanni, aos 72 anos. Foram 57 anos dedicados à área de comunicação, sendo 50 deles no mercado de agências.

O velório será realizado na terça-feira, dia 3, das 8hs às 14hs, no Funeral Home, na Rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, e o sepultamento ocorrerá às 15h30, no Cemitério do Morumby, na Rua Deputado Laércio Corte, 468.

Giovanni é o seu primeiro nome, mas passou a ser usado como sobrenome do artístico Paulo quando iniciou a carreira de radialista, nos anos de 1960, na Rádio Imperial de Petrópolis, sua cidade natal. Em 1968, se mudou para o Rio de Janeiro, onde passou pelas rádios Tupi e Globo, foi galã de fotonovelas e apresentador de programas nas TVs Globo, Bandeirantes e Manchete.

Em 1973, lançou a agência Giovanni, no Rio de Janeiro. Em 1989, deixou o rádio e a TV e concentrou-se na agência, que ganhou a FCB como sócia em 1998. Em 2007, se desligou da agência, mas seu nome permaneceu na marca até 2014.

Em abril de 2011 assumiu como CEO da Leo Burnett Tailor Made, quando a rede global comprou a sua agência Tailor Made. Passou a chairman em 2014, época em que ganhou o mesmo cargo na Publicis Worldwide Brasil. Atuou como principal executivo do Publicis Groupe no Brasil até 2016, ocupando a função de chairman de um grupo de agências que incluía a Publicis Brasil, a Leo Burnett Tailor Made, a DPZ&T e a Talent Marcel.

Atualmente, era sócio do Grupo Trademark, que controla as agências Pop Trade e Seven Trade; e também da agência AKM Performma. Além disso, estava envolvido no projeto de lançamento de uma nova agência, ao lado de Marcio Toscani, ex-CEO da Leo Burnett Tailor Made.

Paulo Giovanni nasceu em Petrópolis, em 9 de novembro de 1950. Se formou em Economia e cursou MBA em Marketing. Em 2011, ganhou o prêmio Caboré de Dirigente da Indústria de Comunicação.

Repercussão

Publicis Groupe (nota oficial)
O Grupo Publicis Brasil lamenta a perda do amigo e grande referência da publicidade Paulo Giovanni. Giovanni teve um papel fundamental na formação dos alicerces da indústria publicitária contemporânea e em especial do grupo Publicis. Em 2011 assumiu como CEO da Leo Burnett Tailor Made, quando a rede global comprou sua agência. De 2014 a 2016 foi chairman do grupo de agências que incluía a Publicis Brasil, a Leo Burnett Tailor Made, a DPZ&T e a Talent Marcel, e seguiu sendo uma referência para todos nós do mercado. Toda nossa solidariedade aos familiares e amigos nesse momento difícil.

FCB Brasil (nota oficial)
Paulo Giovanni está no DNA da FCB Brasil em um lugar de enorme destaque. Há exatos 50 anos ele criou a Giovanni Comunicações no Rio de Janeiro, que em 2005 se uniu ao grupo Draft-FCB dando origem a Giovanni Draft- FCB. Paulo deixou o grupo em 2007, mas até 2014, quando a agencia passou a ser FCB Brasil, o nome dele esteve na nossa porta em nossas digitais. O olhar do garoto que aos 16 anos começou na Rádio Imperial de Petrópolis e dois anos depois comandou, com imenso sucesso as noites na Rádio do Tupi AM no Rio de Janeiro, foi longe e deixou suas marcas no mercado global de a visão de comunicação e marketing. Paulo Giovanni seguiu seu caminho no grupo Publicis, mas influencia nossa cultura até hoje. Sempre um gentleman, que nunca abriu mão da alta-performance criativa mas sem jamais perder a gentileza nas relações. Hoje a FCB Brasil volta ao tempo, veste sua camisa e celebra a sua trajetória. Até breve!

Adilson Xavier (escritor, roteirista, publicitário e ex-sócio e diretor de criação da Giovanni FCB)
Vou falar muito, mas não será o suficiente. Perder Paulo Giovanni é algo maior do que sou capaz de descrever. A gente se tratava de brother, porque é como nos víamos depois de trabalharmos juntos por mais de 20 anos. De vez em quando discutíamos feio, mas sempre o respeito e o carinho recíproco falava mais alto. Nossa tabelinha profissional começou na Tijuca, na Giovanni Propaganda, cresceu, foi pra Botafogo, pra São Paulo, Brasília, e chegou aos USA rebatizada como GIovanni, FCB. O nome “Giovanni” sempre na frente, um talismã (desde os tempos do rádio, com o Paulo Giovanni Show batendo recordes de audiência). Onde o Giovanni estava a prosperidade acontecia, movida por sua garra, seu talento de comunicador, uma determinação gigante e um misto de generosidade, lealdade e humildade que conquistava a todos. Aprendi muito com ele, devo muito a ele, e carrego comigo lembranças de reuniões antológicas, decisões corajosas, risadas dessas que ficam impressas na alma. Muito obrigado, querido brother! Descanse na paz de quem cumpriu seu dever de maneira exemplar.

Celio Ashcar Jr. (sócio da Akm Performma)
Hoje ele nos deixou! Meu amigo, mestre e socio. Estive ao seu lado por 20 anos aprendendo e admirando seu talento. Um dos maiores nomes da propaganda e do mercado de comunicação. Obrigado por tudo! Descanse em paz meu amigo.

Marco Scabia (sócio da Akm Performma)
Ainda em choque com a perda subita de um sócio, amigo e empresário que desde 2006, quando nos conhecemos, havia se tornado uma referência para mim e para o Felipe Almeidafa e Celio Ashcar. Nós 4 juntos, até 2014, fizemos grandes coisas. Ganhamos prêmios, crescemos, aparecemos e realizamos projetos que se tornaram referência no mercado. Em 2014, a fusão com a Aktuell (dos competentíssimos Rodrigo Rivellino e Mario Medina, resultou num time de sócios ainda mais forte e “parrudo”. E ele acabou se tornando o grande mentor de todos nós com sua experiência e conhecimento. Você foi um dos grandes nomes da comunicação do Brasil e era um cara “acima do bem e do mal”. Mesmo os concorrentes o respeitavam e admiravam. Exemplo. You’ll be missed.

Marcel Sacco (chief growth officer da BRF)
Não consigo ainda creditar, mas hoje perdemos o Paulo Giovanni. Sem dúvida a pessoa mais gentil, educada e profissional que conheci no mercado. Que teve um papel muito importante na minha carreira me ensinando, literalmente, a ser cliente, quando me atendeu na Ceval. Onde conheci grandes amigos que trago comigo, Marcelo Moreira e Carlos Davila e ele mesmo, Giovanni. Almoçamos semanas atrás, conversa deliciosa como sempre, ele cheio de planos, veio me falar de sua nova agência que estava para nascer, e imaginamos como seria bom trabalharmos juntos novamente. Que Deus te receba muito bem e acompanhe sua família e amigos na dura tarefa que vai ser enfrentar sua perda. Um forte abraço, onde você estiver.

Marcio Toscani (ex-CEO da Leo Burnett Tailor Made)
Meu amigo, mentor e sócio nos deixou, assim, subitamente. É muito difícil encontrar palavras para expressar a minha admiração e agradecimento por esse mestre. Tive o privilégio de conviver por muitos anos com este ser humano diferenciado e compartilhar momentos profissionais e pessoais inesquecíveis. Nestes últimos meses, na construção do nosso novo projeto, mostrou uma energia e vontade de realizar um novo sonho que contagiava a todos à sua volta. Continuaremos com o seu legado e na busca deste sonho. Muito Obrigado Giovanni.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público