Mercado volta a encarar negócios com otimismo
Levantamento trimestral da Fenapro aponta que 70,6% das agências apostam na retomada de investimentos no setor em 2019
Mercado volta a encarar negócios com otimismo
BuscarMercado volta a encarar negócios com otimismo
BuscarLevantamento trimestral da Fenapro aponta que 70,6% das agências apostam na retomada de investimentos no setor em 2019
Cresce o otimismo das agências em relação ao ano passado, de acordo com a pesquisa Pro, conduzida pela Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) junto a 174 agências de todo o País.
Segundo o levantamento realizado ao longo das três primeiras semanas de janeiro, 70,6% dos respondentes esperam que 2019 seja um ano positivo para os negócios. O nível de otimismo é superior ao do mesmo período de 2018, quando 68,2% dos participantes tinham expectativas favoráveis para os negócios. Ao longo do ano passado, o índice de otimismo caiu sucessivamente e chegou a 36%. Uma parcela das agências ouvidas (18,1%) espera um ano igual ao anterior, enquanto uma outra parte (11,3%) vislumbra um cenário pior.
O estudo Marketing Compass, realizado com dirigentes de marketing de empresas anunciantes, já constatava uma alta de 79% de confiança em relação aos investimentos em comunicação e marketing, com 36% dos respondentes prevendo mais investimento em 2019. Essa retomada, porém, mostra-se cautelosa: somente 36,9% dos líderes de agências esperam um trimestre melhor e 36,5% preveem um começo de ano similar ao anterior.
Entre as regiões do País, a Nordeste mostra-se mais otimista, com 82,3% esperando um ano melhor e zero esperando um ano pior. O Rio Grande do Norte é o estado mais otimista com 100%, seguido por Santa Catarina com 90%.
Balanço 2018
Mais da metade dos respondentes (62,5%) declararam que 2018 foi um ano melhor (41,8%) ou igual (20,7%). Em relação aos setores da economia com mais potencial, a área de Serviços manteve-se no topo, seguida por Comércio e Setor Público. Segundo Glaucio Binder, presidente da Fenapro, a propaganda reflete a motivação de outros setores da economia. “Se há um otimismo nos demais setores, ele é rapidamente observado no nosso setor. O índice recorde de otimismo nos enchem de esperança por um ano melhor”, afirma.
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024