Mesmo com menos inscrições, Cannes Lions cresce 7%
Ascential divulga balanço financeiro do festival, que neste ano foi impulsionado pela presença de empresas de mídia e tecnologia
Mesmo com menos inscrições, Cannes Lions cresce 7%
BuscarMesmo com menos inscrições, Cannes Lions cresce 7%
BuscarAscential divulga balanço financeiro do festival, que neste ano foi impulsionado pela presença de empresas de mídia e tecnologia
Apesar da queda no número de participantes e nas inscrições de prêmios, o Cannes Lions cresceu 7% neste ano, com uma receita orgânica de US$ 82,05 milhões. Segundo balanço divulgado pela Ascential, controladora do festival, a redução na quantidade de agências na última edição foi compensada por novos participantes, como empresas de tecnologia e plataformas de mídia, assim como o aumento de pacotes premium e serviços específicos.
De acordo com o relatório, a receita do evento vem das inscrições dos participantes (42%), peças concorrentes (41%), patrocínios e serviços digitais (15%) e comissões por reservas em hotéis (2%). Em 2017, o festival atraiu 10 mil participantes e 40 mil inscrições de trabalhos. A área de patrocínios e serviços digitais teve alta de 24%, a despeito de ser a terceira fonte de receita.
Holdings reduzem despesas em Cannes
Neste ano, o festival não lançou novas categorias. O ingresso mais básico dos participantes teve um reajuste de 2%, a entrada para os Young Lions diminuiu em 10% e a taxa para inscrição de peças concorrentes teve aumento médio de 3%.
Desde o início do ano, as principais holdings de comunicação anunciaram cortes de despesas destinadas ao festival. O WPP, por exemplo, reduziu pela metade o número de enviados à cidade francesa (no ano passado, viajaram mil funcionários; este ano, 500).
Para o próximo ano, as receitas do Cannes Lions podem sofrer impacto em decorrência da saída do Publicis Groupe do Festival. Durante a edição deste ano do evento, o CEO da holding, Arthur Sadoun, anunciou que nenhuma agência da companhia irá participar de festivais internacionais de publicidade até setembro de 2018. A medida é uma forma de reduzir custos e poupar recursos para investir na plataforma de inteligência artificial Marcel.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público