“Precisamos retomar o respeito sobre nossa atividade”
Mario D'Andrea, presidente da Abap, comenta sobre o guia de compliance que a entidade encomendou à Fundação Dom Cabral, que será lançado no segundo semestre
“Precisamos retomar o respeito sobre nossa atividade”
Buscar“Precisamos retomar o respeito sobre nossa atividade”
BuscarMario D'Andrea, presidente da Abap, comenta sobre o guia de compliance que a entidade encomendou à Fundação Dom Cabral, que será lançado no segundo semestre
Isabella Lessa
16 de abril de 2018 - 11h52
A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) contratou a Fundação Dom Cabral para estruturar um Protocolo de Boas Práticas e Compliance para as agências de publicidade e elaborar Guia/Manual para a aplicação nas empresas. Segundo Mario D’Andrea, presidente da Abap, as conversas em torno da iniciativa começaram assim que ele assumiu seu mandato, há um ano. O objetivo do projeto, conta ele, é fazer com que o mercado publicitário esteja alinhado com a crescente preocupação em torno do tema compliance e, principalmente, comprovar a importância do setor enquanto gerador de riquezas para as marcas e, consequentemente, para a economia de maneira mais ampla.
“Durante algum tempo, o mercado perdeu-se em discussões, sobre o que é ou não criativo, etc. Precisamos retomar a seriedade e o respeito sobre nossa atividade. As multinacionais e os grupos que detêm grandes agências já têm suas regras. Mas queremos deixar isso claro para todas as agências do nosso mercado para que possam aplicar os processos necessários no dia a dia”, afirma D’Andrea.
No momento, um grupo de representantes da Abap, entre eles Edu Simon, CEO da DPZ&T, Marcos Quintela, presidente do Grupo Newcomm, e Gal Barradas, ex-sócia e CEO da BETC/Havas, está trabalhando com os técnicos da FDC para esmiuçar as especifidades da atividade publicitária e possibilitar, assim, a elaboração do Protocolo e, posteriormente, do Guia.
Para D’Andrea, as regras contidas no guia esclarecerão a boa conduta das agências interna e externamente, permitindo que todas as associadas da Abap estejam na “mesma página” e corram menos riscos. “Tenho o sonho de que essas boas práticas sejam requisito básico para grandes concorrências, assim como ocorre com a exigência da apresentação das certidões negativas de débito“, diz. O material irá dar clareza tanto ao procedimento para prestações de serviços não especificados quanto a assuntos como a liberação de verbas nas agências, além de protegê-las de atos ilegais por partes de terceiros, coibir fraudes e situações irregulares.
O lançamento do Protocolo de Boas Práticas e Compliance está previsto para o segundo semestre deste ano. A Abap irá distribuir gratuitamente o documento a todas as agências associadas para que cada uma implante as práticas do dia a dia de suas operações.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público