Redução de fees chega ao limite
Pesquisa indica que anunciantes não devem avançar nos cortes de fees às agências, mas cobrarão custos internos menores
Pesquisa indica que anunciantes não devem avançar nos cortes de fees às agências, mas cobrarão custos internos menores
Meio & Mensagem
2 de abril de 2013 - 6h17
Uma pesquisa da Association of National Advertisers (ANA), entidade que representa os anunciantes dos Estados Unidos, traz uma boa notícia para as agências daquele país.
Embora 82% das empresas tenham intenções de cortar custos gerais, inclusiva em marketing, elas não deverão pagar menos dinheiro às suas agências de publicidade. Apenas 15% do total planejam reduzir os fees investidos. O dado é considerado positivo pelo Advertising Age, que cita os resultados do mesmo estudo feito em 2009, quando 56% dos anunciantes pretendiam cortar os fees das agências.
A análise é que os anunciantes perceberam que eles não têm muito mais o que cortar. “É possível que muitos anunciantes tenham reduzido os fees para o mínimo possível e que, a partir de agora, pretendem desafiar suas agências a reduzir seus próprios custos internos, o que, indiretamente, reduziria os fees”, conclui o AdAge.
Dessa forma, os anunciantes indicaram à pesquisa onde as agências poderiam cortar custos: redução de viagens, atraso de novos projetos e, no caso de 55% dos ouvidos, reduzir as despesas com house agencies, o que sugere maior prioridade nas agências externas.
Em geral, o estudo apontou que 56% dos respondentes esperam manter os investimentos de publicidade iguais. “Existe um novo padrão em que os anunciantes vivem um ambiente no qual precisam ampliar a efetividade do marketing, ao invés de cortar investimentos”, aponta Bob Liodice, presidente da ANA.
Com informações do Advertising Age.
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