Tecnologia em campo: placas de publicidade levam inovação aos gramados
Placas gandula e com geolocalização auxiliam anunciantes a gerar visibilidade em um espaço de atenção disputado como o campo de futebol
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Valeria Contado
9 de abril de 2024 - 7h03
Durante os dois jogos da final do Campeonato Carioca, que aconteceram nos últimos finais de semana, os torcedores puderam acompanhar uma ação diferenciada do Mercado Livre. A empresa, patrocinadora do Flamengo, levou ao Maracanã as placas gandulas.
A ação foi desenvolvida pela Gut e fazia com que a entrega da bola aos jogadores, em jogadas de escanteios ou cobranças de lateral, fosse reposta por um dispositivo instalado nas placas de publicidade.
Assim, a “Placa-Gandula” auxiliava os gândulas a fazer com que a bola voltasse mais rápido ao jogo. A ação tinha como objetivo destacar a entrega rápida da plataforma de e-commerce. Confira:
Além disso, o Campeonato Paulista também contou com ações em suas placas de publicidade. O led duplo que ocupou os gramados paulistas já está presente em jogos de ligas como a Premier League, La Liga e Bundesliga. Com isso, o objetivo da LiveMode, agência que trouxe a tecnologia para São Paulo, foi potencializar a presença do anunciante sem impactar a experiência do espectador.
Os amistosos da seleção brasileira também foram palco de protagonismo para as placas. Na ocasião, as detentoras dos direitos dessas propriedades apostaram na Digital Overlay. Desse modo, as placas vistas nos Leds nos estádios foram sobrepostas por publicidade direcionada para cada localização.
Essa é uma técnica de publicidade virtual usada no marketing digital que significa adicionar elementos sobrepostos a um conteúdo. No caso das placas dos amistosos, esse processo foi possível devido ao auxílio das câmeras de transmissão.
Um exemplo mais próximo da abrangência das placas também aconteceu no Paulistão. A competição que acabou neste domingo, 7, contou com placas interativas que acontecem com patrocínios específicos para cada momento do jogo.
A Novibet celebra quando sai gol, enquanto Esportes da Sorte esteve presente na hora das substituições e nas disputas de pênaltis das fases finais. Já a Sportingbet usou o led para ativar a eleição do Craque do Jogo. Por fim, a Betano foi a detentora dos acréscimos.
“Da produção de um sinal único da transmissão para todos os broadcasters ao controle total da arena nos dias dos jogos, tudo permite que ações inovadoras possam chegar a muito mais pessoas de uma maneira orgânica e integrada. Estamos felizes que as marcas se apropriem de momentos importantes e se beneficiem da grande audiência em todo o Brasil”, avaliou Guilherme Cesar, head comercial da LiveMode, em entrevista ao Meio e Mensagem.
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