Vozes Diversas: a nova plataforma de talentos do Instituto Criar
Projeto foi criado em parceria com a Disney e apresenta ao mercado audiovisual cerca de 500 talentos formados pela ONG desde sua fundação
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Giovana Oréfice
4 de setembro de 2023 - 6h00
O Instituto Criar apresenta nesta segunda-feira, 4, sua plataforma de talentos para o audiovisual. Batizado de Vozes Diversas, o projeto foi articulado em parceria com a Disney e visa contribuir para a diversidade na indústria audiovisual à frente e atrás das câmeras.
O lançamento acontece em encontro que deve reunir participantes da plataforma e players relevantes do mercado, desde emissoras, como Globo e TV Cultura, até empresas como Paramount e Endemol Shine Brasil. Produtoras e anunciantes não ficam de fora: nomes como MYMAMA, Pródigo, Nike e Unilever também devem marcar presença no encontro de apresentação.
A plataforma contempla, inicialmente, 500 talentos das periferias de São Paulo e Osasco (SP). Todos fazem parte de turmas do Instituto desde 2003, ano em que foi fundado pelo apresentador Luciano Huck. A proposta da organização é promover o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual e da tecnologia. Ao todo, a instituição já formou mais de 2.600 jovens em 19 turmas.
Os profissionais foram mapeados por ex-alunos selecionados, que fizeram a busca seguindo preceitos de políticas afirmativas com recortes de raça, gênero e pessoas com deficiência para que a seleção fosse a mais diversa possível.
“Mais do que um convite, estamos convocando o mercado a abrir oportunidades para talentos jovens que tem seu protagonismo”, explica Luciana Bobadilha, diretora executiva do Instituto Criar. “Queremos muito entrar em qualquer set de filmagem e emissora e ver o Brasil estampado, seja na sua cor, no seu ponto de vista, no seu território ou gênero”, complementa.
Além disso, a divulgação da iniciativa teve início na semana passada, com a campanha “Vozes Diversas”, presente nas redes sociais do Instituto Criar. Oito jovens veteranos do Instituto Criar apresentam suas histórias e a iniciativa a partir da pergunta: “Onde você quer que a sua voz chegue?”. Confira alguns dos vídeos da campanha:
Jovens das periferias de São Paulo e Osasco encontram no Instituto Criar a especialização em diversas áreas do audiovisual. Para ingressar na organização, é preciso ter renda de meio salário mínimo, e a busca de indivíduos que passam pelo processo seletivo anual é feita em parceria com ONGs e escolas públicas da região.
As especializações, que duram em média um ano, perpassam por seis núcleos técnicos. São eles: arte (cabelo e maquiagem, figurino e cenografia); fotografia (câmera e maquinaria, iluminação e elétrica e fotografia e imagem); produção; pós-produção (animação, edição e computação gráfica); som e tecnologia (programação, games e design).
A organização trabalha com duas teorias de mudança, conforme explica Luciana. Uma delas é a da diminuição das desigualdades sociais a partir da formação, inserção e aumento de renda e escolaridade. Apenas 4% dos pais dos jovens abraçados pela iniciativa tiveram acesso ao ensino superior. Após dois anos de formação, a renda familiar é, em média, quadruplicada. Ademais, um terço dos jovens continua estudando após deixar o Instituto.
Já a segunda teoria é a de que o mercado precisa de uma nova geração de contadores de história na liderança. “O audiovisual é muito importante para que a gente enxergue o futuro. Ele gera uma visão comum de futuro quando algo é visto na tela”, descreve a diretora executiva. “Não está dando certo as mesmas pessoas contando as mesmas histórias. Não estamos chegando em um mundo mais equilibrado, mais sustentável e com saúde mental”, critica.
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