Qual o tamanho do setor audiovisual brasileiro?
Estudo encomendado pela Netflix à Deloitte aponta que, em 2021, indústria audiovisual brasileira gerou uma receita total de R$ 56,937 bilhões
Qual o tamanho do setor audiovisual brasileiro?
BuscarQual o tamanho do setor audiovisual brasileiro?
BuscarEstudo encomendado pela Netflix à Deloitte aponta que, em 2021, indústria audiovisual brasileira gerou uma receita total de R$ 56,937 bilhões
Meio & Mensagem
17 de abril de 2023 - 15h21
(Crédito: Arthur Nobre)
Os segmentos de televisão e cinema, que compõem a indústria do audiovisual, começam a retomar seu rumo após terem sofrido os fortes impactos gerados pela pandemia de Covid-19. Com a retomada das produções e dos investimentos na indústria, a estimativa é que o mercado global de filmes e de entretenimento alcance uma receita de US$ 170 bilhões em 2030.
Ao longo período, que abrange de 2022 a 2030, a projeção é que o segmento audiovisual no mundo cresça a uma taxa média de 7,2% a cada ano.
Rio2C tem público recorde em 2023
Esses dados fazem parte do estudo “O impacto econômico do audiovisual na América Latina”, encomendado pela Netflix à Deloitte e divulgado na semana passada durante o Rio2C, evento realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
De acordo com o estudo, no ano de 2021, o setor do audiovisual no Brasil gerou uma receita total de R$ 56,937 bilhões. O valor é praticamente o mesmo registrado no ano de 2020, primeiro período de restrições trazidas pela pandemia de Covid-19.
Também em 2021, o País investiu cerca de R$ 52,180 bilhões em produções de conteúdo.
Ainda em 2021, a produção de filmes no Brasil representou uma receita de R$ 6,182 bilhões.
Para o cálculo da dimensão da indústria para a economia nacional, a pesquisa levou em conta os multiplicadores, que mensuram os gastos indiretos na cadeira de suprimentos.
Pelo estudo, a cada US$ 10 gasto no setor audiovisual na América Latina, entre US$ 6 e US$ 9 são gerados na cadeia de suprimentos.
Da mesma forma, foi calculado o impacto do setor para a geração de empregos. Segundo a Deloitte, de cada 100 pessoas empregadas no setor audiovisual na região, entre 50 e 70 são empregadas em outros setores da economia.
Ainda de acordo com o estudo, a região da América Latina, por conta de seus diversos desafios econômicos, demandaria a implementação de políticas e parcerias com as partes interessadas do setor para apoiar a indústria. Isso poderia ajudar o setor a aproveitar melhor as oportunidades na região.
Compartilhe
Veja também
Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes
Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio
Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA
Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies