WPP prestes a encerrar operação da 9ine
Fundada em 2010, agência do ex-jogador Ronaldo Nazário não conseguiu sustentar o projeto de atuação no setor do marketing esportivo
Fundada em 2010, agência do ex-jogador Ronaldo Nazário não conseguiu sustentar o projeto de atuação no setor do marketing esportivo
Bárbara Sacchitiello
11 de julho de 2016 - 10h47
A primeira empreitada do ex-jogador Ronaldo Nazário como empresário de marketing esportivo não deve ter um final feliz. A 9ine, lançada em setembro de 2010, deve ter suas atividades encerradas em breve pelo grupo WPP, um dos sócios do projeto, ao lado do próprio Fenômeno e do empresário Marcos Buaiz.
Criada com o objetivo de gerenciar a imagem e os contratos de patrocínios de atletas e marcas no âmbito do marketing esportivo, a agência chegou a ter em seu portfólio nomes como Neymar, Anderson Silva e outros esportistas. A saída de Ronaldo do dia-a-dia da operação, em janeiro de 2013 (o ex-jogador passou uma temporada em Londres) alterou a dinâmica do negócio.
Sob o comando de Buaiz, a 9ine voltou sua atuação para o gerenciamento de carreiras de artistas, passando a atender personalidades como Claudia Leitte, Paolla Oliveira e Alexandre Nero. Sem a presença de Ronaldo – cujo nome era um trunfo valioso para a captação de clientes – e sem negócios expressivos do segmento esportivo, a operação da 9ine enfraqueceu.
Até que, no mês passado, Marcos Buaiz deixou a agência para inaugurar uma nova empresa, a ACT10N, especializada na relação de marcas com celebridades e influenciadores. Todas as personalidades atendidas pela 9ine passaram para a carteira da ACT10N, incluindo o jogador Neymar e os atores globais.
Com a saída de Buaiz, o WPP chegou até a cogitar a recolocação de Ronaldo no comando da operação, mas acabou desistindo da ideia por conta do frágil momento econômico do País. Oficialmente, o Grupo Ogilvy, parceiro da agência, diz que a 9ine “passa por um processo de reestruturação” e que só dará uma posição oficial quando os próximos passos da agência forem definidos.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público