Prêmio: Shortlist Categoria: Eficácia de Longo Prazo*:Case: Hyundai: Quem tem medo da Crise?Anunciante: HYUNDAIAgência: Z+ Comunicacao LTDA, Innocean Worldwide Brasil
Em 2012 a Hyundai lançou o HB20, um hatch de entrada com design e características premium, mudando para sempre a maneira como os brasileiros veem os carros: um veículo de alta qualidade sem custar muito. Mesmo com essa conquista, a montadora não atingiu os resultados de vendas e imagem de marca esperados.
A partir de 2013, o Brasil mergulhou em crise econômica e o mercado automotivo sofreu uma de suas maiores crises. Do recorde de vendas em 2012, com 3,6 milhões de veículos, o mercado chegou a 2016 com apenas 1,9 milhões de vendas – uma queda de 47%.
Com o desafio de manter a alta competitividade e o bom desempenho de vendas, a Hyundai tinha outros grandes obstáculos na sua frente: concorrentes tradicionais e agressivos nas suas ofertas e com maior investimento de mídia.
Foi neste cenário de forças contrárias que a Hyundai optou por não seguir o caminho fácil, como preços agressivos e ações varejo que depreciassem o seu próprio produto.
Ao invés disso, a Hyundai apostou em uma estratégia de 3 anos e um storytelling, em que cada ano teria um papel fundamental no crescimento da marca, blindando-a do cenário adverso, reforçando a postura de liderança e o impacto positivo que a Hyundai teve na vida dos brasileiros.
2016 – EMPATIA
Começamos nossa história com uma comunicação que revelava como a montadora valorizava e atendia aos desejos e necessidades do consumidor.
2017 – LIDERANÇA
A Hyundai completava 5 anos de presença no Brasil. Ao invés de promoções de aniversário, reforçamos o comportamento de liderança e presença da marca.
2018 – PERTENCIMENTO
Celebração. Com a marca de 1 milhão de carros vendidos no Brasil, fugimos do óbvio e, em vez de criar uma promoção, convidamos os donos de Hyundai para contar as milhões de histórias que eles possuíam com seu carro.
Como resultado, mesmo em um dos piores cenários de crise econômica do país, a Hyundai tornou-se a marca com a melhor intenção de compra no Brasil em 2018, sendo a terceira mais vendida no varejo automotivo e nas primeiras posições dos dois segmentos mais competitivos da indústria automotiva no Brasil.
Agência: Z+ Comunicacao LTDA, Innocean Worldwide BrasilAnunciante: HYUNDAI Responsável pela peça (Agência): Alexandre Vilela, CCO
Responsável pela aprovação (Anunciante): Jan Telecki, Gerente Geral de Marketing
CCO: Alexandre Vilela, Z+ Comunicação
Diretor de Planejamento: Daniel Rios, Z+ Comunicação
Diretor de atendimento: Claudio Leal, Innocean Worldwide Brasil
Diretor de conta: Bruno Baracho, Z+ Comunicação
Diretora de Mídia: Maura Ruiz, Z+ Comunicação
Gerente de Planejamento: Eduardo Loureiro, Z+ Comunicação
Gerente Geral de Marketing: Jan Telecki, Hyundai Motor Brasil
Advertising, Promotion & Events Manager: Patrícia Morales, Hyundai Motor Brasil
Group Account Director: Ricardo Cirrilo, Innocean Worldwide Brasil
Presidente & CEO: Se Young Oh, Innocean Worldwide Brasil
Compartilhe
Veja também
-
Granado compra a marca Care Natural Beauty
Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento
-
Em clima de nostalgia, O Boticário relança mini batons da década de 1990
Marca aposta na memória afetiva do público e conta com a atriz Claudia Ohana para apresentar o produto ao público
-
-
-