Gente

Hugo Rodrigues deixa a WMcCann após oito anos

Agência oficializa a saída do executivo do cargo de Chairman, cadeira que será extinta do organograma da operação

i 3 de setembro de 2025 - 17h24

Hugo Rodrigues

Hugo Rodrigues deixa a WMcCann após oito anos na liderança da operação (Crédito: Arthur Nobre)

Atualizada às 19h01

Conforme adiantado no início de agosto por Meio & Mensagem, Hugo Rodrigues, que vinha negociando a venda de sua participação societária junto ao IPG, chegou a um acordo e deixará a WMcCann.

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira, 3, a agência oficializou a saída do executivo do posto de Chairman, cargo que deixará de existir na estrutura do WMcCann Worldgroup no Brasil.

Ainda segundo a WMcCann, a participação societária de Hugo no negócio “será tratada conforme acordos previamente estabelecidos”.

Hugo Rodrigues liderou a agência por oito anos, sendo os cinco primeiros na posição de CEO e os últimos três como Chairman da operação que faz parte da holding IPG. Desde 2023, a WMcCann tem Renata Bokel como CEO.

Em comunicado, Hugo afirma que sair da WMcCann foi uma “uma das decisões mais difíceis e dolorosas” de sua carreira. “É uma despedida repleta de afeto, porque amo nossos clientes e admiro profundamente a equipe que construímos. Mas é também um ato de respeito pela história que criamos. Sou imensamente grato pela confiança que a McCann Global depositou em mim ao longo desses anos”, diz o executivo.

“Minha jornada não termina aqui. Tenho uma fome incessante de aprender. Uma curiosidade que carrego desde a infância — ensinada por meus pais, fortalecida por minha esposa, nutrida pela vida e pela fé”, complementa.

A notícia da saída de Hugo foi comunicada a todos os funcionários do McCann Worldgroup por Daryl Lee, CEO global da rede. No e-mail, Lee refere-se a ele como uma “figura proeminente no mercado brasileiro e um ícone no mundo da publicidade”.

Em seguida, destacou alguns feitos da WMcCann durante a gestão do executivo. “Hugo deixa um legado extraordinário que remodelou a agência, fortaleceu o impacto do nosso trabalho nos resultados de negócios dos nossos clientes e inspirou toda uma indústria a ser mais responsável. Desde que ingressou na WMcCann, há 8 anos, Hugo trouxe uma visão enraizada em criatividade orientada por dados e marketing, e uma energia incomparável para entregar resultados rápidos e mensuráveis aos nossos clientes. Em poucos anos, liderou uma das transformações mais notáveis do mercado brasileiro, ajudando a WMcCann a subir da 15ª para a 1ª posição nos rankings do setor, conquistando 11 novos clientes em apenas 9 meses e entregando trabalhos de destaque para marcas como Coca-Cola, Banco do Brasil, General Motors, L’Oréal e Seara. Com mais de 30 Effie Awards e 20 Leões no Festival de Cannes, a crença de Hugo de que ‘nosso melhor resultado é o resultado dos nossos clientes’ tornou-se profundamente incorporada na cultura criativa da agência e uma prova do poder da criatividade eficaz.”

O CEO global da rede ainda destacou outros feitos da gestão de Hugo, como o de três conquistas do Prêmio Caboré a citação entre as 500 pessoas mais influentes da América Latina e destacou o legado do profissional.

“Hugo deixa uma marca profunda em como pensamos, lideramos e trabalhamos como agência. Ele aumentou a diversidade na comunidade WMcCann, especialmente ao empoderar mulheres líderes, instituiu uma cultura de desenvolvimento profissional contínuo e trouxe uma filosofia de lutar para que clientes e suas marcas vencessem no mercado”, completou, elogiando Renata Bokel, que assumiu a liderança da agência em 2023. “Renata é uma líder estratégica, empática e visionária, com relacionamentos sólidos com clientes e uma visão ousada para o futuro. Com Renata à frente dessa equipe excepcional, a WMcCann está bem posicionada para expandir o legado de Hugo e continuar a gerar resultados por meio da criatividade e da ambição.”

Trajetória de Hugo Rodrigues na WMcCann

Hugo Rodrigues foi contratado pela WMcCann em outubro de 2017, depois de 18 anos na Publicis Brasil, em uma negociação que movimentou o mercado. Ele assumiu as posições de chairman e CEO da agência, como sucessor de Washington Olivetto, que naquele ano se desligou da operação, mas manteve-se na posição de consultor do McCann Worldgroup.

Em abril de 2021, Hugo assumiu a cadeira de executive chairman e passou o bastão de CEO para André França, então vice-presidente de dados e mídia da WMcCann.

Dois anos depois, França deixou a operação. Renata Bokel, que respondia como CSO e COO da empresa, foi promovida à função de CEO, a qual exerce até hoje.